CAMPUS DE AZURÉM, POLO DE GUIMARÃES, UNIVERSIDADE DO MINHO
A turma do 12ºC do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, realizou, no passado dia 2 de Março, uma visita à universidade do Minho, pólo de Guimarães.


Na parte da manhã visitámos uma empresa com parceria com a universidade, o Centro de Computação Gráfica (CCG), onde fomos muito bem recebidos.

Iniciámos a visita a esta instituição com uma apresentação feita por um dos responsáveis que nos inteirou de projetos já desenvolvidos e outros que estão em fase de desenvolvimento. Ficámos a saber, mas não tivemos oportunidade de visitar, a CAVE (Cave Automatic Virtual Environment), que é um espaço fechado que simula ambientes reais, para testes e estudos, ou seja, cujo objetivo é proporcionar aos utilizadores um ambiente imersivo altamente configurável para a simulação, prototipagem e interação em cenas de elevado realismo.  

Seguidamente, tivemos a oportunidade de observar e interagir com projectos de multimédia, de manutenção de base de dados via Web, nomeadamente um projeto ligado à saúde para apoio e monitorização, à distancia, de alguns parâmetros vitais de pessoas idosas (entre o domicilio e o centro de saúde).

Ficámos a conhecer um outro projeto com as funcionalidades de interação, partilha e inovação –“A mesa multi-toque”, desenvolvida pelo CCG, que tem por base o novo sistema operativo da Microsoft® - o Windows® 7. Este projeto apresenta-se como um sistema que potencia uma interação mais intuitiva e dinâmica entre vários utilizadores e os conteúdos digitais. Este novo sistema dispõe de inúmeras vantagens em áreas como a educação, o entretenimento, a cultura, o turismo, a hotelaria e mundo empresarial, contando com o desenvolvimento de conteúdos específicos e personalizados para cada sector.

Por sua vez, o “ VA4Banking: Interfaces para Homebanking” com recurso a avatares, visa oferecer um serviço web de “homebanking” inovador e personalizado, potenciando a interação entre um cliente e um avatar. Este assumirá o papel de assistente ao cliente do serviço, facultando-lhe automaticamente todos os serviços típicos de homebanking;

Tivemos ainda a oportunidade de conhecer uma aplicação multimédia para as Pinturas rupestres do Vale do Côa e ainda um projeto que usa a tecnologia da Realidade Aumentada (RA), entre outros.

Depois de todas estas novidades, chegou a hora de almoçar, assim o fizemos na cantina da universidade, onde o ambiente era bastante agradável, podíamos levar as pastas lá para dentro sem problemas, para além de a comida estar quente e de ter a correta dose de sal: nem a mais, nem a menos. Tivemos direito a escolher o que preferíamos comer perante um conjunto de pratos que nos ofereciam, várias sobremesas e tipos de pão!

Da parte da tarde

Pelas catorze horas, fomos recebidos pela presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia, Professora Doutora Rosa Vasconcelos, que nos reuniu na sala desse mesmo órgão para nos dar esclarecimentos sobre a oferta formativa dessa escola, as suas condições de acesso, explicando como funcionava todo o ensino superior a nível europeu. Nesta “reunião” os alunos colocaram bastantes dúvidas, libertando-se de algumas angústias a nível de prosseguimento de estudos.

Para terminar, fomos visitar as famosas instalações dos laboratórios de robótica, onde ficámos a par das últimas investigações que estão a ser desenvolvidas, e pudemos ver alguns desses protótipos em plena atividade.

Entretanto a tarde passou-se e chegou a hora de ir lanchar para iniciarmos o caminho de regresso. Sem faltar os velhos costumes, o nosso colega João Cruz teve que ir ao bar comprar as suas Pringles, o Marco Pinho com o seu espírito de entreajuda, trouxe para toda a turma os seus deliciosos biscoitos (“cookies”, como a professora de Redes ensinou no módulo 5). Entrámos então todos no autocarro e partimos em direção à nossa amada escola Serafim Leite.

Carlos Pinho e Américo Sousa - 12º C - TPGSI

 


 
 
 

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