No dia 21 de novembro de 2013, os alunos do 12º ano realizaram uma visita de estudo a Mafra, com o objetivo principal de fazerem a ligação entre a obra que vão ou estão a estudar – Memorial do Convento – e o monumento que deu origem a essa mesma obra: o Convento de Mafra. A iniciativa coube aos professores de Português que têm a seu cargo turmas do 12º ano.

Pelas seis da manhã, ainda de noite, os alunos do 12º ano com os respetivos professores, saíram da escola, em três autocarros, rumo a Mafra, apesar de muitos ainda revelarem sinais de sono.

Por volta das 8h30 foi realizada a primeira paragem, na estação de serviço da Nazaré onde aproveitaram para descansar e comer alguma coisa. Retomaram a viagem passados 15 minutos, com grande entusiasmo, até Mafra.

Chegada, teatro e visita guiada

Quando finalmente as turmas chegaram ao Convento foram divididas em dois grupos: da parte da manhã o grupo constituído pelas turmas: 12ºA, 12ºB, 12ºD, 12ºE e 12ºG acompanhados pelos professores Dina Sarabando, Pedro Gual, Lurdes Gual, António Resende, Filipe Rosário, João Paulo Barros, Manuela Balseiro, Elza Paiva, Margarida Ribeiro, Ângela Resende e pelo pai do Rafa (12ºD) assistiram à peça de teatro sobre o Memorial do Convento de José Saramago, realizada pelo grupo teatral Segura as Estrelas. A primeira cena da peça - o Rei preparando-se para ir ter com a Rainha - foi apresentada numa sala quase vazia, com a projeção de um diaporama no teto e nas paredes, com frases e imagens alusivas à obra. De seguida, os espetadores foram levados pelos atores para uma sala em anfiteatro, onde puderam assistir ao resto da peça, o início da relação entre Baltasar e Blimunda e as cenas mais importantes da obra. No final verificaram-se bastantes aplausos, sinal de que a peça foi do agrado geral.

Entretanto, as restantes turmas: 12ºC, 12ºF e 12ºH juntamente com os respetivos professores Celestino Pinheiro, Isabel Valente e Madalena Oliveira e professora Angelina, visitavam o Convento de Mafra orientados pela guia Dra. Ana Rita Pinho. Refira-se que os guias estiveram sempre preocupados em ligar a história do convento à obra estudada pelos alunos, explicando a diferença entre factos históricos e a ficção.

Chegada à hora do almoço, alguns alunos foram almoçar aos restaurantes que se encontravam em frente do convento e outros preferiram o contacto com a natureza, almoçando no parque pertencente ao convento. Depois do almoço, houve quem quisesse conhecer mais de Mafra passeando assim pela vila.

À tarde as posições inverteram-se e as turmas do turno da tarde foram fazer a visita guiada, enquanto os alunos da visita da manhã se deslocavam ao teatro.

O regresso e algumas peripécias

Por volta das 17h30, as turmas e os seus respectivos professores foram para os seus autocarros, rumo a São João da Madeira. Pelo caminho, houve duas paragens: a primeira numa estação de serviço próxima de Mafra, onde se abasteceu um autocarro e a segunda foi na Figueira da Foz para que os alunos e professores jantassem.

Em Oliveira de Azeméis, quando já nos aproximávamos a escola, um dos autocarros avariou, pedindo auxílio ao motorista do autocarro que vinha atrás; este, após ter deixado as suas turmas na escola, regressou a Oliveira de Azeméis para trazer os alunos do autocarro avariado.

Mais cedo ou mais tarde, todos chegaram à escola onde os pais os aguardavam para o regresso a casa, depois de um dia cansativo, mas muito interessante.

Autoria: Cátia Oliveira, Cátia Costa e Rafaela Leite. 12ºH

Fotos: Joana Bastos Silva (12ºH) e prof. Celestino Pinheiro

 

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL