No dia 3 de Maio, pelas 8:30, a turma do 11.º E, do Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão, do Agrupamento de Escolas de Serafim Leite, realizou uma visita de estudo que tinha como destino o Exploratório da Ciência Viva e a empresa Critical Software, os dois destinos em Coimbra.

No Exploratório da Ciência Viva

Quando chegamos ao nosso primeiro destino, o Exploratório da Ciência Viva, tínhamos à nossa espera dois monitores que dividiram a turma em dois grupos e nos acompanharam durante toda a visita.

Essa visita guiada, estava dividida em três partes: a exposição " «Viajar» com a Ciência. Destino: Luz & Cor", a exposição "Em boa forma... com a ciência" e tempo livre.

Começamos pela exposição " «Viajar» com a Ciência. Destino: Luz & Cor", que, como o próprio nome indica, era sobre a luz e a cor, localizada num autocarro no exterior do centro. Nesta exposição, podemos observar diversas coisas como: a bola de plasma onde ficamos a saber que o nosso corpo é um bom condutor de energia; as sombras onde contrariamos uma ideia vulgar sobre as sombras serem pretas isto porque, ficamos a saber, a cor das nossas sombras depende da cor da luz que esteja a ser refletida; o periscópio que usa um conjunto de espelhos para refletir a imagem; o espelho em forma de tigela que devido à sua forma parece que estamos a ver a imagem reflectida em 3D; o laser onde nos foi dito que consoante a superfície que este atinge pode sofrer várias alterações tais como a refração, entre outras;

Terminada esta etapa, dirigimo-nos para a exposição "Em boa forma... com a ciência" que se encontrava no interior do edifício. Nessa exposição tivemos a oportunidade de ver, e experimentar, diversas experiências que representavam alguns dos sistemas do nosso corpo. Uma das experiências que nos foi apresentada estava relacionada com o funcionamento do nosso coração, este efectua pequenos movimentos para bombear o nosso sangue por todo o nosso corpo. Vimos também experiências relacionadas com o sistema respiratório e com o nosso cérebro que é o caso dos óculos que simulam que estamos bêbados e o caso das palavras com cores inversas (ex: vermelho) que tinha como objectivo mostrar que nós desenvolvemos mais a parte lógica do que a parte criativa do nosso cérebro.

A nossa última etapa era livre. Os monitores disponibilizaram-nos tempo e liberdade para experimentar as restantes experiências que não foram abordadas durante a visita guiada. Os alunos mostraram-se entusiasmados e interessados pelas diversas experiências, todas bastante interativas.

Na Critical Software

E a nossa visita ao exploratório estava dada como encerrada. O nosso próximo destino, e o principal motivo para esta visita de estudo, a empresa Critical Software.

Na chegada à empresa Critical Software, fomos recebidos pela funcionária dos recursos humanos da empresa, Dra. Catarina, que começou por nos apresentar a história da empresa, as suas componentes, os seus princípios e o centro de qualificação informática iTGROW, implementado em parceria com o Banco BPI. Neste centro apostam na formação complementar "on-the-job" assente no desenvolvimento de competências avançadas no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação e Engenharia de Software, com o intuito de acrescentar um nível de valor à formação académica.

Ficamos a saber que na Critical, não basta ser um excelente programador é preciso ser-se uma excelente pessoa, pois o trabalho de equipa é fundamental!

De seguida, tivemos a oportunidade de "passear" pela empresa e conhecer alguns dos projetos que estavam a ser desenvolvidos, os engenheiros informáticos envolvidos, as linguagens de programação utilizadas, os ambientes de desenvolvimento utilizados, as funcionalidades implementadas, etc.

Os projetos da Critical Software

Observamos em primeiro lugar, dois projetos o RightsWATCH e o TypeWATCH.

"O RightsWATCH é uma solução centrada em dados para manter a informação segura de violações de segurança ou de divulgação." (Critical Software)

rights

"O TypeWATCH é uma solução de e-Biometria que não precisa de nenhum hardware, no entanto, monitoriza continuamente as tentativas de roubo de dados de identidade, através da análise de padrões de cada utilizador de digitação de texto livre. Ele fornece pós-login de segurança contínua (dentro do perímetro) e protege a sessão do utilizador, por meio de uma solução de software em tempo real e persistente de e-biometria. [...]TypeWATCH é um método seguro e simples de identificação " (Critical Software)

type

De seguida, pudemos conhecer um projeto chamado Car Sharing que permite o aluguer de carros, das mais diversas marcas, de uma forma simples e rápida, ou seja, dentro dos limites de uma cidade podemos alugar qualquer carro disponível e no final só temos que o deixar dentro dos seus limites e pagar o valor do aluguer (dependendo das horas e quilómetros feitos pelo condutor).

Um dos nossos colegas ficou ansioso pela implementação desta iniciativa, em São João da Madeira, para conseguir levar a sua namorada ao Furadouro de Ferrari, uma das marcas com que a empresa, que contratou a criação deste software, trabalha.

O último projeto, csEMS, tratava-se de uma solução de software para o mercado das energias renováveis, após a recolha de informações sobre as diversas características dos equipamentos utilizados e sobre a energia gerada, que são captadas pelos sensores introduzidos nas máquinas que produzem as respetivas energias, são criadas estatísticas para controlo da produtividade dos equipamentos.

Este software tem, entre outras, a vantagem de, em caso de problemas, captar o erro de forma rápida permitindo assim também o resolver de forma rápida e permite, igualmente, adiar reparações, por exemplo, caso esteja tudo bem, poupando assim também dinheiro.

Nestes projetos, podemos verificar a utilização de linguagens como: Java, Visual Basic, C++ e Objective-C, etc.

Momentos de descontração e regresso

Depois de nos terem dado a conhecer os três projetos, tivemos a oportunidade de aceder ao salão de jogos da empresa, onde os funcionários aproveitam para descontrair e conviver entre eles.

bilhar

Desfrutamos de um almoço, pelo caminho.

A viagem de regresso correu bem, chegamos à nossa escola por volta das 17:30. Foi um dia cheio que nos permitiu Sonhar...


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL