Os alunos do quarto ano investigaram sobre tradições natalícias dos seus países.

Em Portugal há várias tradições: faz-se o presépio (nas famílias cristãs); a consoada (tradicionalmente é bacalhau cozido com batatas e couve) e bolos típicos da época (bolo-rei, aletria, rabanadas, filhós, sonhos, entre outros); a árvore de Natal, a troca de presentes,…

Em Angola, como foi uma colónia portuguesa, as tradições de Portugal ainda estão enraizadas no povo. Mas, nas aldeias mais tradicionais, o Natal festeja-se com comidas e bebidas da região. Bebe-se Kissanga ou Kibombo que são feitas a partir de cereais.

Na ceia de Natal brasileira não falta o peru, o tender (espécie de presunto), o bacalhau, a farofa, o salpicão, a rabanada e o panetone.

Os mercados de Natal na Suíça são muito famosos. Cada região deste país tem diferentes preferências para a ceia deste dia. Assim, na região alemã os pratos são essencialmente compostos por carne.

Na região francesa, incidem mais no pato com molho de castanhas e fondue de legumes, carne e queijo.

Cada país tem seus próprios costumes mas, em todos, as famílias reúnem-se à volta da mesa na ceia de Natal para degustar estas deliciosas iguarias.

tradicoes natalicias


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL