No dia 24 de fevereiro de 2023, 76 alunos do 7.º ano, das turmas A, B, C e D, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, acompanhados pelos seus diretores de turma e professores de Português e História, realizaram uma visita de estudo a Guimarães e a Perafita.

Da parte da manhã, os viajantes foram ao encontro do nosso passado - visitaram o Paço dos Duques e o Castelo de Guimarães para aprofundar conhecimentos sobre a História de Portugal. No Paço dos Duques, com a orientação da guia, os alunos puderam apreciar as maravilhosas tapeçarias que revestem algumas das suas paredes, os objetos de arte que adornam as diferentes salas, os objetos de guerra na Sala das Armas, as namoradeiras junto às janelas e a grandiosidade de todo o ambiente. Tornou-se claro como se vivia naquela época, quais os seus hábitos e costumes. 

Seguidamente, os alunos visitaram o Castelo de Guimarães e puderam imaginar como, num cenário de guerra, aquelas muralhas eram tão importantes e a torre do castelo fundamental para a sobrevivência do país. Em algumas cabeças mais criativas, fugia-se de setas, faziam-se turnos de vigia, comia-se só com a ajuda das mãos e do punhal e limpavam-se as mãos ao pelo dos cães (pobres animais!). 

O almoço, bem ao gosto da época em estudo, foi feito ao ar livre, nos relvados do castelo. Um momento descontraído para partilhar iguarias gastronómicas do mundo – piza, sandes, rissol, croquete, croissant, panado, folhado misto, acompanhado por Coca-Cola, Seven Up, Fanta, Compal, enfim, bebidas de toda a espécie, incluindo muita água. Fruta da época e fora dela e alguns doces – não esquecer os gelados!!!

Da parte da tarde, já em Perafita, os alunos assistiram à representação, pela Companhia de Teatro “O Sonho”, da peça “Leandro, Rei da Helíria”, baseada no texto de Alice Vieira, obra em estudo ou a estudar na disciplina de Português. Um espetáculo mágico e muito, muito divertido. Assim, é muito mais fácil perceber o que Alice Vieira escreveu! No final, os atores, sempre muito divertidos e simpáticos, ficaram a falar com os alunos e até houve tempo para umas fotografias mais personalizadas!

Oh, era tempo de regressar a casa, com as mochilas mais leves, mas com a sabedoria mais recheada! Uma experiência a repetir, sem dúvida!

 

Alunos do 7.ºC

Disciplina “Expressa-te”

O conhecimento feito da experiência… de Agora Nós

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL