No dia vinte e nove de novembro, as turmas do 11.ºA e do 12.ºA participaram numa visita de estudo, no âmbito do programa «Cientificamente Provável», da Rede de Bibliotecas Escolares, e das disciplinas de Biologia e Geologia. Nesse sentido, os mesmos visitaram o Laboratório Aberto do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

No Laboratório Aberto do IPATIMUP, os alunos da turma do 12.º A participaram na atividade “Herança Genética”, na qual se abordou a questão da hereditariedade e da transmissão de características hereditárias. Através da técnica PCR (Polymerase Chain Reaction) identificaram a presença ou a ausência de uma determinada sequência de bases no cromossoma 16, o que permite determinar a paternidade de uma criança, por exemplo.

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Por outro lado, os alunos da turma do 11.º A realizaram a atividade “Código da Vida: O Criminoso”. A realização desta atividade permitiu a revisão de conhecimentos já adquiridos na disciplina de Biologia e Geologia e a sua aplicação nas ciências forenses. Assim, com recurso a técnicas de Biologia Molecular, nomeadamente, a extração do DNA e a eletroforese, os alunos foram convidados a encontrar um “criminoso” de entre um conjunto de suspeitos. 

Assim, a concretização destas atividades permitiu que todos os alunos manipulassem equipamentos de laboratório, nomeadamente, micropipetas, eletroforese e PCR. 

Já no laboratório da Escola Superior de Biotecnologia, os discentes puderam compreender como se faz a manipulação genética, utilizando a bactéria Escherichia coli e um gene originário de uma medusa bioluminescente (Aequorea victoria). Este gene, transportado para o interior da bactéria, codifica uma proteína verde fluorescente da medusa e “põe as bactérias a brilhar”! 

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De seguida, deslocaram-se à sala do microscópio eletrónico, o qual utiliza um feixe de eletrões, em vez do ótico que usa radiações luminosas, a fim de observarem imagens com uma ampliação e qualidade muito superiores. Uma outra vantagem deste microscópio é a possibilidade de obter imagens a três dimensões.

Prosseguindo a sua visita, na Faculdade de Engenharia, foi apresentado aos alunos o LEPABE (Laboratory for Process Engineering, Environment, Biotechnology and Energy), no qual observaram atividades laboratoriais sobre Biofilmes e Diversidade Microbiana, Células Fotovoltaicas, Valorização Agrícola de Resíduos Provenientes de Estações de Tratamento de Águas Residuais e o Papel da Nanotecnologia no Desenvolvimento de Novos Medicamentos.

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Esta visita revelou-se bastante enriquecedora e esclarecedora, uma vez que possibilitou experienciar o trabalho que é feito em laboratórios de Ensino Superior e de investigação, aplicar conhecimentos adquiridos nas aulas, bem como manipular instrumentos e equipamentos laboratoriais utilizados por profissionais qualificados. Permitiu, igualmente, expandir horizontes em relação às possíveis opções de escolha na candidatura ao Ensino Superior. 

Em suma, os alunos foram bastante participativos, cooperantes e realizaram as atividades com interesse e curiosidade. Alunos e professores agradecem à RBE o financiamento desta visita que lhes possibilitou um encontro em cheio com a Ciência. Um agradecimento muito especial a todas as instituições que acolheram, com extrema simpatia e muito saber, os visitantes!


 
 
 

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