No passado dia 21 de março, mais de 70 alunos dos diferentes cursos profissionais (11.º ano) do AESL tiveram a oportunidade de efetuar uma visita de estudo marcada pela memória e aproximação ao mundo de Camilo Castelo Branco. Foi um dia recheado de surpresas e de aprendizagem “in loco”. 

A visita teve três momentos chave: o primeiro momento decorreu no Auditório do CMI, no próprio Agrupamento, consistindo numa palestra que permitiu revisitar lugares, pessoas, fotografias e momentos únicos da vida do escritor ultrarromântico; num segundo momento, foi possível visitar, de perto, a Cadeia da Relação do Porto, atualmente o Centro Nacional de Fotografia. Este espaço foi, em tempos, o lugar de “degredo” e reflexão na vida de Camilo, onde escreveu a obra “Amor de Perdição” e onde, coincidentemente, o próprio tio, Simão Botelho, o protagonista da novela camiliana, esteve, igualmente, preso após o assassinato de Baltasar Coutinho. Para terminar, um momento singular na vida dos alunos, a visita à Casa Camilo Castelo Branco, em São Miguel de Seide. Aqui, os alunos contactaram com peças únicas e lugares que perduram da vida pessoal do autor. 

Por entre boa disposição, debate, amizade e conhecimento literário, o dia 21 de março ficou registado nos livros da alegria e da educação literária dos alunos do 11.º ano (Ensino Profissional) do Agrupamento. 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL