No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português Língua de Acolhimento, com a obtenção de certificação de nível A2, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Para assinalar esse sucesso, nada como um convívio! E foi precisamente o que a turma resolveu organizar: um jantar informal de partilha, com pequenas amostras da gastronomia dos diversos países representados na turma.

PLAA2

Se, de Portugal, não faltou o queijo da serra e a broa, da Rússia veio a salada russa (a “verdadeira”, como referem os formandos oriundos dos países de leste) e, da Ucrânia, uns bolinhos cozidos, recheados com carne, cogumelos, puré de batata e legumes, chamados Pyrizhky. Na mesa, estavam, também, exemplos da gastronomia sul-americana: as famosas empanadas da Argentina, ostequeños venezuelanos(palitos de queijo com massa frita) e o guacamole do México, acompanhado de tortilhas de milho. Do Afeganistão, não veio comida, mas música: o formando Basir trouxe a sua guitarra para acompanhar o momento!

Foi um momento inesquecível, um marco final nesta caminhada de pouco mais de um ano, em que não se aprendeu apenas a Língua Portuguesa, mas durante a qual se partilhou cultura mundial!

Este é o rosto do nosso Agrupamento, porque não se acolhem apenas crianças e jovens, mas também adultos que gostam e querem APRENDER!

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL