Desenvolvimento da coordenação motora fina
Antes de escrever, a criança precisa de incrementar diversas outras atividades que contribuam para o processo de iniciação à escrita, tais como: pintar, desenhar, recortar, colar, modelar, entre outras não menos importantes. Assim, os alunos do 1.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila foram convidados a construir as vogais através do manuseamento da plasticina e criando, desta feita, os ditongos já aprendidos, bem como alguns números e, consequentemente, algumas adições.
Como sabemos, a motricidade fina desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças e cabe a nós, educadores, proporcionar estímulos e atividades lúdicas direcionadas para esta faixa etária, a fim de se desenvolver, plenamente, essa capacidade. Quanto mais cedo essas noções motoras finas forem trabalhadas, maior será o benefício para as diversas áreas do desenvolvimento.
Assim, concluímos que, através de atividades simples e divertidas do nosso quotidiano, poderemos ajudar os nossos alunos a apropriarem-se mais rapidamente desta capacidade manual tão importante que acarretará, igualmente, uma maior motivação para a escrita, a leitura e o cálculo.
1.ºA EB Fundo de Vila