Foi assim que tudo começou…
Há alguns anos, o escritor português BRUNO MAGINA, conhecido no meio literário por escrever obras para a infância e juventude, teve uma ideia: desafiar os alunos de todo o país e ilhas a criar uma história. Desta forma, os alunos seriam os ilustradores dos textos que o autor Bruno Magina se comprometia a escrever de acordo com as ilustrações apresentadas. Nascia assim, o “PROJETO TU Desenhas, Eu Escrevo!” que já vai no quinto ano consecutivo.


Os objetivos deste projeto são claros e variados, visando desenvolver o gosto pela criação, perceber as etapas da elaboração de um livro, reconhecer a relação entre ilustração e texto na composição de uma história… e produzir um livro coletivo!
Perante este desafio, as turmas do 3.º e 4.º anos de escolaridade da Escola EB Fundo de Vila deram asas à imaginação e começaram a experimentar e a criar desenhos de tema livre. Os trabalhos deveriam espelhar criatividade evitando estereótipos como desenhos com apenas flores, nuvens, casas, assim como evitar o uso de colagens. O desafio era cativante e o resultado foi muito diversificado e surpreendente!
Aos professores coube a tarefa de recolher os trabalhos e enviaram-nos ao autor tendo certo que as crianças ficaram expectantes. Algumas nunca imaginando até, que algo viesse a acontecer de verdade. Mas aconteceu!
Recentemente, os alunos receberam do autor um exemplo/excerto da coletânea da turma. O final de cada história foi deixado em aberto, «uma decisão/escolha meramente estética», segundo o autor, que lhe pareceu ser mais aliciante pelo facto de «poder dar "voz", “espaço” e “tempo” aos/às pequenos/as artistas».
Como era de esperar, os alunos ficaram deliciados e entusiasmados por verem os desenhos que criaram em sala de aula fazerem parte de uma história que vai ser editada em livro.
E agora aguardamos, com ansiedade, o “produto final” do nosso trabalho em consonância com o do autor Bruno Magina!

Para quem não sabe…
Bruno Magina nasceu em Lisboa, em 1984.
Em 2009, três anos após ter concluído a sua licenciatura em Ensino Básico e já com vários artigos publicados, iniciou o seu percurso em Educação e Formação de Adultos, que culminou com o Prémio de Reconhecimento Social à Educação.
A partir de 2012, enveredou pelas artes (música, teatro e fotografia), de forma assumida e definitiva, tendo em vista o combate à discriminação pela orientação sexual e pela identidade de género.
Foi um dos vencedores das Bolsas Jovens Criadores 2015, dos Much More Awards 2015-2016 e dos Prémios Time Out Lisboa 2016.
É autor de três livros infantojuvenis: A Vila das Cores (PNL/Ler+), Viagem a Coimbra e Sete Dias de Verão.

 

tu desenhas

 

tu desenhas1

 

tu desenhas3

Bruno Magina

(https://esqrever.com/)

 

 


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Manif da Leitura!

    Apr 22, 2021

    Manif da Leitura! Os cartazes para a manifestação começam a chegar. Os manifestantes escrevem as palavras de ordem! E vamos para a rua… das redes sociais!

    Read more...
  • ManiFESTA-te pela Leitura

    Apr 22, 2021

    ManiFESTA-te pela Leitura O PNL desafia todos os que amam a leitura a manifestar-se publicamente! Ao longo das últimas semanas, vários têm sido os desafios lançados. Um deles foi a divulgação dos livros favoritos, seja através de votação no facebook, seja através da[…]

    Read more...
  • O Nabo Gigante do 2B da EB1 do Parque

    Apr 19, 2021

    O Nabo Gigante do 2B da EB1 do Parque A partir da leitura do livro “O Nabo Gigante” de Aleksei Tolstoi, o 2.ºB da EB1 do Parque fez a recriação da obra, elaborou fantoches com as personagens e recontou a história. A biblioteca escolar, no âmbito do referencial aprender[…]

    Read more...
  • CNL Fase Intermunicipal

    Apr 14, 2021

    CNL Fase Intermunicipal Decorreu hoje, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, a prova escrita da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. A organização está a cargo da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia mas, por força das restrições impostas[…]

    Read more...
  • Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda

    Apr 14, 2021

    Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda Dos 305 poemas apresentados a concurso, distribuídos pelas diferentes categorias e temáticas, a Maria Filipa, do 2.ºB da EB1 do Parque, ganhou o primeiro prémio na categoria “Poemas Pequeninos”. O poema da Filipa retrata uma árvore muito especial e revela uma[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

Por aqui...

Temos 36 visitantes e 0 membros em linha