As turmas 11ºA e 11º D realizaram uma visita de estudo ao Museu da chapelaria, para assistir à “1ª Feira Internacional de Formação em Línguas Vivas em São João da Madeira”. A visita de estudo realizou-se no dia 29 de setembro e foi acompanhada pelas professoras Dina Paiva e Manuela Pinto.Publicam-se seguidamente textos elaborados pelos alunos das turmas indicadas: Inez Azevedo, Raquel Teixeira e Joana Queirós.


Visita à “Feira das Línguas” no Museu da Chapelaria

No dia 29 de setembro de 2011, por volta das 10h10m saímos da Escola Secundária Serafim Leite acompanhados pelas Professoras Dina Paiva e Manuela Pinto, com muito entusiasmo e cheios de expetativas em relação ao que íamos observar.

Chegámos ao Museu da Chapelaria às 10h25m, onde fomos encaminhados imediatamente para o compartimento reservado a “Feira das Línguas”, dinamizada pela Escola Inglesa de São João da Madeira.

Mas em que consistia esta feira?

Bem esta feira, destinava-se a dar-nos informações e opções para passarmos umas férias diferentes aprendendo novas línguas, melhorando o nosso inglês ou tirando cursos como drama, fotografia, futebol e design.

Deste modo, tínhamos representantes de diversos pontos da Europa e América, como Holanda, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e França, dispostos por bancadas, e, assim sendo, íamos trocando impressões, recolhendo panfletos e informações a medida que percorríamos as mesmas.

Por volta das 11h50m, estava na hora de deixar a feira e dirigirmo-nos para ponto de partida a Escola.

Para mim esta visita foi muito positiva e enriquecedora, e penso que todos os participantes sairam da Feira com novos sonhos de conhecer novos países e contactar com essas mesmas culturas.

Inês Azevedo 11ºA

Grupo-IMAG0012

Visita à "Feira Internacional de Formação em Línguas"

No passado dia 29 de Setembro de 2011, tivemos a oportunidade de visitar a “Feira Internacional de Formação em Línguas Vivas”, com as nossas professoras Dina Paiva e Manuela Pinto.

O principal objetivo desta experiência foi apresentar, à comunidade, várias situações de aprendizagem de Línguas Vivas no respetivo país de origem, em cursos de diferentes durações.

O fato de termos sido expostos a uma feira com o objetivo, acima referido, já determinado e bem alcançado, fez-nos refletir na necessidade crescente do desenvolvimento de formação em línguas em contexto do nosso dia-a-dia: a realidade.

Então, sendo toda esta ocasião uma amostra de oportunidades de formação no estrangeiro ao longo da vida, estiveram presentes alguns representantes de vários países, como a Alemanha, a Escócia, a Espanha, a França, a Inglaterra, a Suíça e a Holanda, com quem pudemos conviver um pouco e tirar algum partido disso, praticando o nosso inglês ou aprendendo palavras novas de outras línguas, por exemplo. Além disto, foram-nos fornecidos alguns panfletos informativos acerca do tipo de ambiente, atividades e estratégias de aprendizagem de cada programa apresentado.

A aventura aliada à aprendizagem e desenvolvimento pessoal ao nível da adaptação na sociedade em geral é algo que é necessário dar a conhecer aos jovens de hoje, visto que, por vezes, pode existir falta de conhecimento local de oportunidades de formação no âmbito das línguas vivas fora de Portugal.

   Raquel Martins Teixeira - 11ºA

Mesa-IMAG0010

Going to the Headgear Museum (Museu da Chapelaria)

On the 29th of September 2011, from 10 a.m. till noon (approximately), the 11th D class students of the Secondary School Serafim Leite went on a small field trip to the Headgear Museum during their English lesson.

In that museum we encountered several representatives from different languages courses exhibiting what their schools have to offer in terms of studying English abroad.

During the exhibition, the students who wanted to know more about these offers, formed small groups and had to speak in English, as it was the only universal language spoken there.

From my point of view, this field trip was very enriching, because the students learnt a lot and socialized with different people from different countries, in a different language.

                                                                                                                                                                                         Joana Queirós - 11ºD

Grupo_-IMAG0016