No âmbito do Dia Internacional da Paz, que se comemora no dia 21 de setembro, a Escola Básica do Parque uniu-se ao movimento “Janela Branca Pela Paz”, que visou unir os alunos em torno de um símbolo universal de esperança e de solidariedade: a bandeira branca, o qual representa um apelo conjunto à cultura da paz e ao diálogo.

Um desejo de há vários anos, finalmente, foi concretizado neste início de ano letivo. Depois de uma intervenção que durou cerca de um ano, a escola sede do Agrupamento pode, agora, contar com espaços desportivos exteriores completamente requalificados que serão, em breve, inaugurados e que contribuirão, com certeza, para a felicidade de todos os alunos que, doravante, frequentarão o AESL

 

«Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.»
Antoine de Saint-Exupery

É com um vasto entusiasmo recheado de determinação que damos início a mais um ano letivo, no nosso Agrupamento! Um novo ciclo tem, agora, início, repleto de mudanças e de oportunidades para aprender, ensinar, crescer, conhecer e sonhar. 

Visita de estudo (12.º anos)

Nos dias 16 e 17 de maio, as turmas A e B, do 12-º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Artes Visuais, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Português, Inglês e Desenho, tendo os 42 alunos envolvidos sido acompanhados pelas respetivas docentes (Dina Sarabando, Teresa Sousa e Celeste Cerqueira).
O dia começou bem cedo, às 6h da manhã (ou antes, para ser sincera), junto dos portões de entrada do AESL. Depois de uma longa jornada, rumo à capital, cuja chegada teve lugar por volta das 10h, os alunos caminharam em direção, numa primeira instância, ao Lisboa Story Center, situado no Terreiro do Paço, um local imensamente histórico, onde imergimos na cultura portuguesa. Aqui, todos tivemos a oportunidade, de uma ponta a outra, de viajar no tempo, através de cenários distintos, pela História de Lisboa, apreciada ao longo do estudo das obras lusitanas, do 10.º ao 12.º anos, assim como através de ferramentas virtuais e de experiências sensoriais, contactando, in loco, com evidências dos principais eventos da memória da cidade, no espaço delimitado pela Baixa Pombalina e pelo Terreiro do Paço, explorando mitos e realidades desta cidade milenar, de uma forma interativa, respeitando, sempre, a verdade histórica.

Revolução de Abril no "Parlamento dos Jovens":

Vozes do Futuro Sobre a Democracia em Portugal

 

 

 

Opinião, trabalho, igualdade, desafio e fraternidade – palavras que, no entender dos jovens deputados, definem a experiência do “Parlamento de Jovens”. Assim, ao longo de dois dias intensos, a Sessão Nacional despertou em todos os jovens a vontade de darem o melhor de si, neste desafio democrático.

Esta reportagem, da autoria de Lara Oliveira, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, é o reflexo de uma jornada de um ano só possível graças a um esforço contínuo e dedicado, presente em cada escola. O AESL não foi, definitivamente, exceção… 

Apreciem este momento jornalístico e sintam a Democracia no espírito dos jovens deputados e repórteres, a geração do nosso futuro! 

 

“A educação inclusiva e democrática é o pilar de uma sociedade justa e equitativa." - Eva Brás Pinho

Os alunos do AESL, dos 10.º anos, do Ensino Regular, empreenderam, no dia 3 de maio, no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Português, em que não faltaram conhecimentos de História e de Arte, uma viagem que os fez navegar rumo ao passado dos nossos antigos marinheiros, remontando ao período dos Descobertas e da pesca do bacalhau, sentindo bem vivas as experiências protagonizadas pelos portugueses ousados que tanto enriqueceram não só a pátria como todo o mundo. 
Assim, ao longo do dia da visita, que começou bem cedo, às portas da escola sede, os 40 e tal alunos e as professoras envolvidas usufruíram do visionamento, no Auditório de Santa Joana Princesa, da versão moderna da «Farsa de Inês Pereira», da autoria de Mestre Gil, levada a palco pela companhia teatral «Actus», que os discentes consideraram surpreendente e que tanto os cativou. No final da representação, ao contrário do que sucedeu em visitas anteriores, não houve tempo para a colocação de questões aos atores, porque nos esperava uma viagem marítima e a caravela não esperaria por nós.  
Os alunos puderam, de seguida, regozijar-se, envergando o espírito de jovens ou velhos marinheiros, com a visita guiada pela única réplica, em território nacional, de uma caravela quinhentista, a «Vera Cruz», durante a qual tantos segredos e curiosidades nos foram revelados sobre a vida a bordo, nos séculos idos.
 

Este trabalho pretende descrever os alunos da turma do 11.ºD, comparando-os com componentes de computador, de acordo com a área de estudo que frequentam. Assim:

  • Teclado Mecânico (Os que são mais barulhentos) - Diogo e Manuel
  • Rato (Dirige sempre os planos) – Hugo
  • Tapete (Deixa-se ser manipulado facilmente) - Lourenço
  • Câmara (Atento a tudo, menos à aula) - Afonso
  • Microfone (O que está sempre a falar) - Nuno
  • Ecrã (Toda a gente repara nele pelo seu tamanho) - Zé Pedro
  • CPU (O cérebro da turma) - André
  • Disquete (O que “trava” mais) - Edgar
  • RAM (Ao desligar, esquecem-se de tudo) - Leandro e Júlio
  • Disco (O que guarda sempre tudo) - Marcelo
  • Fonte (O que “fornece” energia positiva à turma) - Leonardo
  • Pasta térmica (Fica esquecido, mas é importante) - Ândria e Alexandra
  • Placa Gráfica (O componente mais vistoso) - Rodrigo
  • Pen Drive (Aparece “de vez em quando”)Vítor

Trabalho Realizado por: Hugo, Marcelo, André, Afonso, Zé Pedro e Rodrigo

David
Um ser tão socialmente distante,
No seu mundo tudo é elegante.
Pode nem tudo assim ser,
Mas, por ser tímido, nada vai dizer.
Diogo Costa Santos
Apesar de sempre estar quieto,
Está sempre de olho aberto
E, mesmo estando zangado,
Nunca se deixa ser enganado.

No ano letivo em que abraçaram, pela primeira vez, o Ensino Secundário, os alunos do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos partiram em busca de novos horizontes que permitisse o aprofundamento das suas aprendizagens.
Por essa razão, realizaram uma visita de estudo ao CEI – uma empresa, localizada em S. João da Madeira, de Equipamentos Industriais, no âmbito do Turismo Industrial do município. A mesma teve lugar a doze de dezembro e foi orientada pelos professores Filipe Pereira, Diretor de Curso e docente da disciplina de Programação de Sistemas Informáticos, e Clara Gusmão, docente de Sistemas Operativos.
É assim que, passo a passo, a turma vai mergulhando nos meandros do seu curso que os conduzirá ao mundo profissional que pretendem abraçar no seu futuro.

Através de textos e dos livros, consegui receber diferentes tipos de conselhos e diferentes formas de pensar em diversos momentos, alguns até bastante difíceis como, por exemplo, nas obras “Ulisses” e “Pedro Alecrim.

Ler aumenta, também, a nossa capacidade de imaginar. Através da leitura, pude viajar pelos mares da Grécia, imaginei-me em campos agrícolas, soltei teias e subi prédios na banda desenhada do Homem Aranha.

Através da leitura, consegui melhorar a minha dicção, aprendi novas palavras e a exprimir-me melhor. É por todas estas razões que devemos ler.

Nayo Oliveira

 

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Uma Fábula...

Os trabalhos apresentados foram realizados no âmbito do Projeto DAC - «Ilustração de fábulas» - e envolveram as disciplinas de Português, Educação Visual e Tecnológica.

Os alunos ilustraram, nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, algumas fábulas estudadas na disciplina de Português. No final do ano letivo, os trabalhos foram expostos no polivalente da escola. Todos os alunos envolveram-se na realização da atividade com muito entusiasmo!

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As turmas A e B do primeiro ano, da Escola do Parque, ao longo deste ano letivo, desenvolveram o projeto “Eu e os Outros”, participando e realizando diversas atividades, com o intuito de reconhecerem e valorizarem as diferenças que existem entre as pessoas.

Bem sabemos  que, se as crianças forem incentivadas, logo nesta faixa etária, para estes valores, se tornarão mais sensíveis, o que é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e harmoniosa.

Salientamos, nesse sentido, a participação dos nossos alunos nas atividades “Leitura com sentidos”, na Biblioteca Municipal;  “À descoberta da CERCI”, em que recebemos, na nossa escola, dois utentes desta instituição; participação na peça de teatro “Um coração do tamanho do mundo”; e realização de atividades em que os alunos experimentaram a condição de pessoa invisual.

 
 
 

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