As turmas A e B do primeiro ano, da Escola do Parque, ao longo deste ano letivo, desenvolveram o projeto “Eu e os Outros”, participando e realizando diversas atividades, com o intuito de reconhecerem e valorizarem as diferenças que existem entre as pessoas.

Bem sabemos  que, se as crianças forem incentivadas, logo nesta faixa etária, para estes valores, se tornarão mais sensíveis, o que é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e harmoniosa.

Salientamos, nesse sentido, a participação dos nossos alunos nas atividades “Leitura com sentidos”, na Biblioteca Municipal;  “À descoberta da CERCI”, em que recebemos, na nossa escola, dois utentes desta instituição; participação na peça de teatro “Um coração do tamanho do mundo”; e realização de atividades em que os alunos experimentaram a condição de pessoa invisual.

Primeiros Passos

Após a concretização dos trâmites iniciais subjacentes a este programa nacional, lançado pela Assembleia da República, que contou com a respetiva divulgação no Agrupamento, com a constituição da Comissão Eleitoral Escolar (na qual se destacou a deputada Beatriz Barbosa, do 11.ºA), com a inscrição das listas candidatas e a entrega do programa eleitoral, chegava o dia 10 de janeiro que assinalava mais uma das etapas do «Parlamento dos Jovens», um projeto já tão querido no Agrupamento e que, mais uma vez, permitiu que os nossos jovens deputados alcançassem meritórios prémios e o reconhecimento pessoal e da instituição que representam, ao nível nacional e, em breve, à escala europeia, através do projeto «Euroscola».

Apresentação das listas candidatas

Este ano, este programa foi coordenado, internamente, pelas professoras Dina Sarabando e Elsa Martins. Assim, no referido dia, após a interrupção natalícia, tiveram lugar, no Centro Multidisciplinar Interativo, as sessões de apresentação das listas candidatas e dos respetivos Projetos de Recomendação, ao encontro do tema «Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa», em ambos os ciclos de estudo.

Em primeiro lugar, foi dada a palavra aos representantes do Ensino Básico (10 listas) e, posteriormente, aos do Ensino Secundário (5 listas), na senda da mesma temática, os quais foram desvendando, em plena assembleia, as suas medidas de intervenção e a respetiva fundamentação, tendo por base as necessidades sentidas no mundo da Educação, isto é, o seu próprio mundo. Esta não é, como o revelaram, uma tarefa fácil, mas os alunos da Serafim sabem elevar a sua voz, mostrar as suas preocupações e lutar por uma Escola melhor. Por isso, mais uma vez, os ilustres deputados, miúdos e graúdos, mostraram que, devido ao seu caráter interventivo, estariam à altura do desafio.

A Assembleia Municipal Jovem é um jovem projeto, mas que conta, já, com seis edições. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa pioneira no concelho que, todos os anos, tem sabido receber, ao encontro das temáticas, as ideias das crianças e dos jovens das escolas sanjoanenses,do 4.º ao 12.º anos de escolaridade, com vista à promoção do seu papel cívico e à intervenção social, procurando desenvolver, deste modo, igualmente, o gosto pela (participação) política.

Assim, após o cumprimento de todas as etapas, ao nível interno, e das três sessões efetuadas, ao longo do ano letivo, todos os envolvidos, deputados e coordenadores, usufruíram, mais uma vez, de uma viagem de dois dias com destino a Lisboa, Peniche e Leiria, a qual decorreu nos dias 04 e 05 de julho, contando, igualmente, com a presença de elementos representativos da Câmara e da Assembleia Municipais.

* 1.º dia

O dia começou bem cedo com os corações a fervilharem de entusiasmo, sobretudo, os daqueles que, pela primeira vez, empreendiam esta façanha. A comitiva do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite era constituída pelos seguintes elementos: Dinis Pinho (4.º A da EB do Parque), Gabriel Ribeiro (4.ºB da EB de Fundo de Vila), Benedita Pereira (5.º B), Daniela Castro (5.º A), Mariana Santos (6.º B), Dinis Costa (9.ºB), Leonor Silva (7.ºC), Rúben Marques (11.ºC), Cláudio Silva (12.ºB) e as professoras Dina Sarabando e Ângela Resende.

A nova sala de ciências da Escola Básica do Parque representa um marco significativo na educação científica do município. Esta é, na verdade, a única escola do 1.º ciclo, no nosso concelho, com uma sala que promete revolucionar o ensino das ciências, oferecendo um espaço moderno equipado com recursos tecnológicos avançados, como microscópios e uma ampla variedade de materiais de laboratório, permitindo que os alunos possam realizar experiências práticas e interativas.

Com efeito, esta sala é um grande passo para garantir que os nossos alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, preparando-os para os desafios do futuro.

No passado dia 3 de julho, concluíram-se as mobilidades do projeto Erasmus+, no setor do Ensino e Formação Profissional (n.º 2023-1-PT01-KA121-VET-000125926), com o regresso dos alunos que realizaram estágios de longa duração (3 meses) em Sófia, Bulgária. Gabriel Pinho e Wedson Gonçalves, alunos das áreas técnicas de Informática e Design e Comunicação Gráfica, respetivamente, partilharam as suas experiências enriquecedoras:

Gabriel Pinho:

"Durante os meses de abril, maio e junho, estagiei na Bulgária, uma experiência marcante tanto ao nível pessoal como profissional. Viver num país diferente expôs-me a uma cultura diversa e a novos desafios, como a barreira linguística e a adaptação ao estilo de vida local. Estes desafios forçaram-me a ser mais independente e a melhorar as minhas competências de gestão do tempo e resolução de problemas. Para mim, o mais importante foi como o estágio melhorou a minha capacidade de comunicação, principalmente, devido à interação com pessoas de diferentes nacionalidades. Além disso, adquiri conhecimento técnico valioso e experiência prática num ambiente profissional, estabelecendo contactos importantes para futuras oportunidades. Posso afirmar que foi uma experiência transformadora, que mudou a minha visão sobre a vida e o trabalho, aumentando a minha confiança e a forma como estou preparado para novos desafios."

A festa que assinala o final do ano letivo, na Escola Básica do Parque, é, como sempre, um evento muito esperado por alunos, pais e professores, uma vez que é a grande oportunidade para se celebrarem as conquistas do ano letivo e promover um momento de confraternização entre toda a comunidade educativa.

Este ano, a festa voltou a cumprir os seus objetivos e foi fantástica! Os alunos cantaram, dançaram, representaram e até tocaram diversos instrumentos musicais. Todos os presentes ficaram encantados e divertiram-se imenso num final de tarde que se revelou muito positivo e agradável.

A comunidade escolar agradece o empenho e a colaboração da Associação de Pais pela excelente organização. Até para o ano!

A 4.ª edição do projeto interno foi desenvolvida no decorrer do 2.º semestre, tendo a respetiva Sessão Escolar decorrido no dia 18 de abril. Mais uma vez, os alunos revelaram, durante todo o processo, um vasto entusiasmo, evidenciando-se, neste sentido, a grande adesão do 1.º ciclo.

A missão foi extremamente bem conseguida, dado que os alunos/deputados souberam analisar muito bem a temática e efetuar o devido cruzamento com as necessidades do Agrupamento, numa visão em relação ao seu futuro. Viveram-se, assim, momentos de grande convicção democrática em sintonia com um Agrupamento no qual se valoriza, sempre e cada vez mais, a “voz dos alunos”!

Assim, no referido dia, após o cumprimento de todos os trâmites anteriores, os deputados da Serafim, de ambos os ciclos de ensino, Básico e Secundário, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário, reuniram-se, no Centro Multidisciplinar Interativo, a fim de apresentarem e debaterem as suas medidas e as das restantes listas, num total de 16 (6 do 1.º ciclo; 2 do 2.º ciclo; 3 do 3.º ciclo; 5 do Ensino Secundário).

No dia 27 de junho de 2024, no Teatro Thália, em Lisboa, o AESL fez-se representar pelo professor João Mesquita, convidado pelo IAVE e pela DGE, para dar a conhecer o trabalho desenvolvido no Agrupamento, no âmbito da Literacia Financeira.

Assim, fizeram, igualmente, parte do painel de discussão a representante da Direção Geral da Educação, Dr.ª Eulália Alexandre; a representante da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, Dr.ª Inês Drumond; o representante da NOVA SBE, Dr. Miguel Ferreira; e o representante da Comissão Europeia em Portugal, Dr. Carlos Pires.

As intervenções dos convidados foram precedidas da sessão de apresentação dos resultados do PISA (Programme for International Student Assessment) 2022, levada a cabo pela Dr.ª Anabela Serrão, representante do IAVE.

Nos pretéritos dias 27 e 28 de maio, teve lugar a ansiada Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, mais uma vez, o direito de representar, como tantas vezes, orgulhosamente, já sucedeu, o Círculo Eleitoral de Aveiro.

Esta missão parlamentar foi assumida, com responsabilidade e mérito, por uma comitiva de excelência: os deputados Rúben Marques (11.ºC) e Cláudio Silva (12.º B), assim como a repórter Lara Oliveira (12.ºA), acompanhados pela coordenadora do projeto, Dina Sarabando, não esquecendo, também, o facto de a comitiva se estender ao programa «Euroscola», contando, desta feita, com a deputada Beatriz Barbosa (11.ºA), sendo o outro representante comum a ambas as iniciativas, Rúben Marques.

As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, da Europa e Fora da Europa (S. Tomé e Príncipe) chegaram à Casa da Democracia, por volta da hora do almoço, a fim de se dar início aos trabalhos respeitantes ao primeiro dia parlamentar. Os deputados do AESL foram incluídos na 1.ª Comissão (sala 1), juntamente com os círculos dos Açores, Coimbra, Europa, Évora, Guarda, Porto e Santarém, tendo a mesma sido presidida pelos representantes do CHEGA, Daniel Teixeira, e do PSD, Eva Brás Pinho, e assessorada por Maria João Godinho. O restante grupo do Círculo Eleitoral de Aveiro posicionou-se, antes, na 2.ª comissão (sala 2).

Após as devidas saudações, as apresentações e os devidos esclarecimentos, foram debatidos, na generalidade e na especialidade, os Projetos de Recomendação, tendo os deputados serafinenses refutado, de forma séria e responsável, as medidas dos projetos da respetiva comissão, assim como defenderam outras que consideraram mais pertinentes, tendo em conta o tema da atual edição.

Ao mesmo tempo que decorriam os trabalhos das comissões, os jornalistas tiveram a oportunidade de empreender uma visita guiada aos recantos do Palácio de S. Bento. No mesmo período, decorriam, no Auditório “António de Almeida Santos”, as apresentações orais do programa «Euroscola», no qual participaram todos os distritos de Portugal, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, à exceção de Faro.

No dia 3 de julho, decorreu o passeio anual dos docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), promovido pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, subordinado, este ano, ao mote “À Descoberta de Tomar”.

Assim, pelas 7h30 da manhã, o autocarro rumou ao seu destino, com docentes das três escolas do AESL, cheios de entusiasmo pela perspetiva de um dia cheio de alegria, partilhas e novas aventuras culturais, históricas e gastronómicas. E assim foi! Depois de uma viagem rápida, tendo em conta as dinâmicas implementadas pela equipa organizadora, os docentes usufruíram de uma visita guiada ao Convento de Cristo e ao Castelo dos Templários.

Por outro lado, o almoço aconteceu na “Taberna Antiqua”, em ambiente medieval. De tarde, foi realizada uma visita guiada pelas ruas da cidade de Tomar (Núcleo Museológico de Tomar, Corredoura e Parque Mouchão).

A Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento foi distinguida, pela Rede de Bibliotecas Escolares, com o Prémio «Boas Práticas - Fazer em Rede», com o projeto «Unidade de Emergência de Biblioterapia».

A iniciativa «Fazer em Rede» tem como objetivo distinguir o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares, valorizando a iniciativa e a criatividade, divulgando, igualmente, as boas práticas desenvolvidas, tendo em vista a sua replicação. Deste modo, a biblioteca do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite desenvolveu um projeto de promoção da leitura assente no conceito de biblioterapia. Esta iniciativa tem origem em 2018, com o projeto «Receit@r a Leitura», aprovado pela Rede de Bibliotecas Escolares, na candidatura: Biblioteca Digital.

No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, os alunos, nos diversos projetos através dos quais podem revelar a sua voz, continuaram a lutar pela mudança na Educação. Assim, na fase final do ano letivo, os mesmos participaram em diversos eventos como o Congresso Internacional sobre Liderança e Melhoria da Educação, em que tomaram assento os alunos Daniel Pinho, Leonardo Santos e Rafael Andrade na palestra «Autonomia, Liderança e Gestão Democrática», no dia 27 de maio, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Assim, num mundo em constante mudança e sendo a Escola o lugar privilegiado de formação democrática e transformadora das sociedades, esta foi mais oportunidade em que os discentes em causa deram a conhecer a dinâmica da «Voz dos Alunos» no AESL.

Do mesmo modo, os alunos Cláudio Silva, Lara Oliveira e Leonardo Santos participaram, no dia 23 de maio, na sequência da respetiva candidatura, numa das reuniões de dirigentes da Direção-Geral da Educação, argumentando sobre o tema «O Programa de Mentoria na Voz dos Alunos», revelando, igualmente, as suas preocupações enquanto estudantes e propondo melhorias na Educação, tendo divulgado, também, o que fariam caso assumissem o cargo de Ministro da Educação.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL