Pelo segundo ano consecutivo, os alunos de Português e Jornalismo da Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira foram convidados pela Escola Dr. Serafim Leite, desta cidade, a participar na atividade “Leituras Partilhadas ” com os alunos do 10º, 11º e 12º ano, daquela Escola. A iniciativa integrava-se na 11ª Edição da Semana da Leitura.


A sessão decorreu no passado dia 29 de Março, na Biblioteca da Escola, sob a coordenação dos professores Celestino Pinheiro, docente em ambas as instituições, Dina Sarabando e Manuela Balseiro, diretora da biblioteca. A apresentação das obras iniciou-se com a divertida sátira “Encalhadas”, em que participaram as alunas do 12º ano , Carina Correia, Marta Silva, Marta Reis e Verónica Reis, que apresentaram os livros “A Trança de Inês”, de Rosa Lobato de Faria, “Mala de Senhora e outras histórias”, de Clara Ferreira Alves, “Os fantasmas de Pessoa” de Manuel Jorge Marmelo e “Minha querida Inês”, de Margarida Rebelo Pinho. Foi um diálogo interessante com estas solteironas, já maduras, à volta de uma mesa. onde cada uma entrava na conversa socorrendo-se sempre de passagens extraídas do livro que tinham escolhido.
Após este início de boa disposição, apresentaram-se e falaram: Eduardo Paranhos (11º), André Pereira (11º), Gonçalo Pinho (11º) Leonor Pinho (10º), Nuno Francisco (10º), Beatriz Oliveira (10º), Letícia Ribeiro (11º) Esmeralda Dias (11º) e Jorge Rui Oliveira e António Luís (U.S.) e Manuel Almeida (U.S.), que apresentaram respectivamente os livros: “O Centauro no Jardim”, “Os Três Mosqueteiros”, “Jesusalém”, “ Japão é um lugar estranho” “Lazarilho de Tormes”, “A Odisseia” “Madame Bovary”, “Cândido ou o optimismo”, “Emigrantes” e “O Anjo Branco”.
Dentro de um tempo previamente definido, cada interveniente teve a oportunidade de fazer a apresentação do seu livro, a razão da escolha dessa obra e a opinião e crítica pessoal sobre ela, emitindo mesmo um juízo sobre o autor.
Foi um encontro de gerações, que decorreu num ambiente de grande cordialidade e familiaridade, notando-se por parte destes jovens uma grande alegria por poderem partilhar os seus conhecimentos com uma geração onde poderiam estar os seus avós . Para os elementos da Universidade Sénior, não foi sem emoção e alguma saudade o reencontro com um cenário que frequentaram há bastantes anos e a satisfação por ver nestes jovens uma grande motivação e vontade para se formaram para a vida pois vão ser eles que “amanhã” vão estar à frente dos destinos da nossa sociedade.
No final da actividade, a Escola teve a gentileza de oferecer um simpático lanche que foi mais uma oportunidade para confraternização. Todos os presentes reconheceram, de forma unânime, a importância destas partilhas, com votos para que estas experiências se possam repetir e a vontade de que o próximo encontro tenha lugar nas instalações da Universidade Sénior, de preferência nas prometidas instalações do Palacete dos Condes.


Jorge Rui Oliveira
(Aluno da US)

 

PARA VER TODAS AS FOTOS, CLIQUE EM


LEITURAS PARTILHADAS - BIBLIOTECA - EBS DR. SERAFIM LEITE / UNIVERSIDADE SÉNIOR

 

AN1 IMG 2492


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL