“DNA fingerprint na procura dos culpados”

O auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite foi o palco escolhido para um episódio digno de uma série televisiva de investigação, ao estilo CSI-S. João da Madeira, no dia 30 de maio pelas 11horas. Conduzidos pelo investigador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto), Professor Rui Magalhães, os alunos da disciplina de Biologia e Geologia das turmas A dos 10.º, 11.º e 12.º anos partiram em busca do(s) culpado(s).


O caso era o seguinte: “No espaço de uma semana, dezenas de pessoas dirigiram-se a vários hospitais com sintomas de intoxicação alimentar grave: 43 ficaram internadas e, destas, 13 morreram. As investigações iniciais indicaram que a maioria dos indivíduos tinha consumido alguns alimentos em comum. O que terá acontecido? Como poderá este caso ser resolvido?”
Investigador e alunos iniciaram, então, uma investigação científica para encontrar o criminoso. Traçando as etapas da investigação, planificando cenários de eventuais culpados, avançando hipóteses, descartando suspeitos, demarcando cenários do crime e modus operandi do criminoso, registando os aspetos comuns das vítimas e articulando o trabalho com outras instituições, a investigação chegou a bom porto. O culpado foi encontrado! Ou melhor, a criminosa – a bactéria Listeria, capaz de provocar uma infeção, a listeriose, que foi a responsável pela contaminação de alimentos ingeridos, nomeadamente queijo fresco, que afetou os 43 indivíduos, provocando a morte a 13 deles.
A investigação científica baseou-se essencialmente no estudo comparativo das moléculas de DNA das bactérias encontradas em vários alimentos. Este estudo exigiu a técnica laboratorial de DNA Fingerprinting.
Pelo caminho desta investigação, refletiu-se sobre a importância da comunicação em ciência.
Esta foi mais uma atividade do programa Cientificamente Provável. Este programa é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os seus objetivos são promover o conhecimento e enriquecer o percurso formativo dos alunos, estreitando a relação entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, tendo como interlocutora a biblioteca escolar.
No final, alunos, professores e biblioteca escolar agradeceram ao Professor Rui e à Escola Superior de Biotecnologia da UCP pela excelente atividade proposta e por, no plano da realidade (sim, porque este foi um caso de sucesso de investigação real! Não foi ficção nem coincidência…), terem desvendado este caso de listeriose e por terem evitado uma verdadeira tragédia.

 

 

Cient1

 

Cient2


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL