Na passada terça-feira, dia 18, na BE da Serafim Leite assinalamos o 71º aniversário do nascimento do escritor Manuel António Pina (falecido em outubro de 2012).
Durante os intervalos ou furos de aulas, alguns alunos participaram na resolução de desafios, criados a partir dos poemas "Pensar de pernas para o ar" e "Ana quer". No primeiro desafio, os alunos tinham que preencher os espaços em branco, encontrando o sentido do autor ou dando um novo sentido ao poema. No segundo desafio, os alunos encontraram os vários versos que compõem o poema, cortados em cima das mesas, e organizaram-nos, procurando chegar ao texto original do autor. Depois de alguma reflexão com a Professora Bibliotecária, os alunos foram confrontados com os textos originais, comparando ambas as versões.
Dois dos alunos envolvidos na atividade, aceitaram um terceiro desafio: o de lerem a sua versão do poema "Pensar de pernas para o ar". Dois outros alunos também aceitaram o desafio de lerem o referido poema, mas desta vez na sua versão original, procurando fazer uma leitura em voz alta, em onda.
A BE foi ainda à sala de aula da turma do 6ºA e, em colaboração com a Professora de Música e também colaboradora da BE, a professora Isabel Bastos, apresentou algumas atividades de leitura em voz alta. Neste âmbito, foi dada a conhecer a vida e obra do escritor Manuel António Pina e, para além dos poemas anteriormente mencionados, também lemos em voz alta o poema "A Ana lê devagar". Neste leitura em voz alta, os alunos aplicaram aprendizagens adquiridas na disciplina de Música, mais especificamente lendo em pianíssimo; forte; fortíssimo; crescendo e diminuendo. Todos os alunos participaram com entusiasmo nesta atividade. Na parte final da aula, um grupo de três alunos fizeram um exercício de leitura em voz alta em onda, alusiva ao Movimento Onda Pina, o qual foi registado em formato vídeo.
Durante toda a semana, a BE teve em exposição não só a iniciativa, mas também alguns poemas deste escritor e selecionou o poema "Pensar de pernas para o ar" para o projeto "Poesia da Semana".