Os alunos do 8.º ano do AESL participaram no projeto "Cidade Biodiversa", em articulação com a Autarquia de S. João da Madeira e o CRE_Porto. Assim, no dia 6 de fevereiro, decorreram sessões de capacitação, nas quais os alunos adquiriram vastos conhecimentos sobre espécies invasoras, seguidas de ações de identificação e mapeamento das espécies existentes no espaço exterior da escola sede.

Esta iniciativa levada a cabo pela docente de Ciências Naturais, em articulação com o Eco_Escolas, está no seu terceiro ano de participação e os resultados são significativos no que diz respeito à diminuição da representatividade das espécies invasoras no recreio escolar.

Ao longo do 1.º semestre, de acordo com o cronograma previamente definido entre todos os responsáveis, os alunos do AESL, do 4.º ao 12.º anos, percorreram as etapas iniciais do programa «Assembleia Municipal Jovem», procurando alcançar um lugar na equipa «de sonho» do Agrupamento. A nova missão tem como desígnio um alerta e a respetiva ação em prol da PAZ e dos DIREITOS HUMANOS, em S. João da Madeira, pela voz de crianças e de jovens.

Assim, até aos finais do mês de janeiro, todos os alunos do Agrupamento tiveram a oportunidade de se inscrever, tendo-se formado a lista T, com representatividade de todos os ciclos de ensino, num total de 13 elementos (9 efetivos e 4 suplentes).

No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de conhecerem o ciclo do Pão.

A visita a estes equipamentos do Parque do Rio Ul, bem como a recriação do ciclo do pão, permitiu aos alunos constatar que as mós se movimentam através da força da água do rio Ul, moendo os grãos de milho e transformando-os em farinha com a qual, aliás, foram desafiados a fazer uma típica broa de milho. Sem dúvida, uma experiência enriquecedora que ficará, certamente, na memória dos diferentes elementos dos grupos/turmas.

 

GlobalPao

Os alunos da Escola Básica de Fundo de Vila aderiram ao projeto "A Natureza é a Melhor Sala de Aula" (NSA), uma colaboração entre o Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto e o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.

Na Natureza, as crianças têm a oportunidade de aprender a partir do ambiente natural, em especial dos espaços verdes da escola e arredores, através de atividades como cuidar da horta, semear, identificar diferentes plantas, desenhar no chão e muitas outras brincadeiras, explorando o que a natureza tem a oferecer.

O Carnaval é um festejo tradicional e muito valorizado pelos mais pequenos. Por isso, foi com muita alegria e brincadeira que os alunos da Escola Básica do Parque preencheram estes momentos em que a fantasia lhes permitiu ser o que tanto admiram ou que lhes apetece: das princesas às fadas, dos super-heróis aos animais, das profissões aos guerreiros.

Enfim, as crianças viveram momentos de intensa alegria, ingrediente fundamental para a concretização dos seus sonhos, na pele de um polícia, de um urso, de uma peça de Lego, de uma Cleópatra, entre outras circunstâncias que lhes permitiram voar rumo ao mundo da fantasia.

No dia vinte e dois de janeiro de dois mil e vinte e quatro, os alunos das turmas dos 9.º anos, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, reuniram-se com os alunos do 12.ºD e com as professoras Susana Silva e Manuela Balseiro, a fim de organizarem a receção às autoras de três livros, do projeto “Vale dos Tesouros”, sobre lendas tradicionais de três freguesias do concelho de Vale de Cambra: Clarisse Costa, Cláudia Leite e Isabel Gonçalves.

No dia 7 de fevereiro, fomos conhecer melhor a escola do irmão do nosso colega Dinis que se chama Afonso. Tem 3 anos e é cego, desde que nasceu. Nós conhecemo-lo no dia do aniversário do Dinis e ficámos muito curiosos por saber o que é que ele fazia na pré da nossa escola.

Na escuridão da noite,

silencioso a espreitar,

Asas negras, na penumbra, a voar.

Guardião da noite, mistério a pairar,

Quem sou eu, na escuridão a encantar?

6A

R: Máquina fotográfica

Era uma vez, numa aldeia pequenina, um rapaz chamado António. Ele tinha 11 anos e adorava aventuras. Um dia, enquanto brincava no jardim, encontrou um objeto mágico no chão. Era uma pedra brilhante com cores que ele nunca tinha visto antes. O Pedro pegou na pedra e, de repente, sentiu uma energia especial. Sem pensar muito, fechou os olhos e fez um pedido: "Quero viver uma aventura incrível!"

De repente, o Pedro viu-se num lugar totalmente diferente. Era uma floresta mágica, cheia de árvores falantes e animais amigáveis. Ele ficou maravilhado! Um esquilo chamado Bolinha aproximou-se e disse: "Tu és o escolhido, Pedro. Temos uma missão para ti!"

              Este ano letivo está a ser muito difícil!... As disciplinas exigem trabalho e nós nem sempre cumprimos as tarefas que os professores nos exigem… afinal, dizem eles, “já estais no 6.º ano, metade da escolaridade obrigatória está praticamente cumprida”. Gostamos da escola, sentimo-nos felizes aqui, mas o pior é o resto! Ter de trabalhar, estar atentos nas aulas, fazer trabalhos de casa… enfim!

              Nas aulas de Português, lemos a obra “Ulisses”, de Maria Alberta Menéres. Gostámos muito de imaginar as aventuras de Ulisses. Que interessante deve ter sido a experiência de, pela sua artimanha, ter vencido os inimigos com um cavalo de pau!… E, depois, a forma astuta como enfrentou Polifemo ou conversou, nos infernos, com figuras muito queridas para si! É verdade, quase nos esquecíamos da ousadia em querer ouvir as sereias e deliciar-se com o seu belo canto, ou ainda, quase a terminar, a forma como lutou com os que lhe queriam usurpar o poder casando com a sua esposa Penélope…

Porque o compromisso com a paz é mais urgente do que nunca, no Jardim de Infância do Parque, a partir de histórias, abordámos a temática «Aprender para uma paz duradoura», escolhida para este ano de 2024.

Em “Orelhas de Borboleta”, de Luísa Aguilar, a Mara transformou em positivo aquilo que para os outros era motivo de gozo… porque devemos valorizar as características que nos diferenciam dos outros para nos distinguirem como seres especiais e únicos.

As turmas dos 10.º E e 11,º F, dos cursos profissionais de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e de Eletrónica, Automação e Comando, realizaram, no dia 25 de janeiro, uma visita de estudo com destino ao Planetário e à empresa de desenvolvimento de software -«Mindera», no Porto.

 
 
 

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