Entre os dias 24 e 30 de setembro, uma equipa da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite participou num encontro do projeto Erasmus+ “Everything begins with the first step”, que decorreu em Antália, na Turquia. Este programa centra-se num dos maiores problemas do mundo: o ambiente. O seu primeiro objetivo é a promoção, junto das crianças e jovens, de valores como a preservação e a recuperação do ambiente, procurando e aplicando metodologias inovadoras. Recorde-se que, no ano transato, se realizara, na EBS Dr. Serafim Leite, um encontro de docentes deste projeto.


Além de Portugal e do país anfitrião, participaram delegações da Letónia, Áustria, Roménia, e Itália, estando a organização a cargo da Koça? High School, em Antália.
A delegação da EBS Dr. Serafim Leite era constituída pelos alunos Francisco Gomes (11º A) Beatriz Oliveira (11ºDesign gráfico), Joana Sousa e Diana Alves (11º audiovisuais), que ganharam direito a esta presença, como resultado de trabalhos realizados num concurso aberto a todos os alunos do ensino secundário. O desafio foi a criação de um vídeo, com duração inferior a 3 minutos, sobre a biodiversidade. A acompanhá-los estiveram as professoras Fátima Pais, dinamizadora do projeto, e a diretora do Agrupamento, Anabela Brandão.
O encontro começou com a receção das delegações na Koça? High School; nas palavras de Francisco Gomes, esta foi “incrível e muito vivida, toda a gente aplaudia e sorria. Parecíamos celebridades! De seguida, após uma breve apresentação dos professores da escola, tivemos a oportunidade de aprender algumas danças tradicionais turcas”, e como diz a Diana “passámos num corredor onde, a cada passo, havia cartazes escritos em várias línguas e bandeiras que representavam os países presentes nesta mobilidade”.
Durante a estadia, houve a oportunidade para a realização de visitas à região, caminhadas, sessões de aprendizagem da língua turca, atividades como plantação de árvores e workshops sobre técnicas de reciclagem como “fazer porta-lápis, e mochilas recicladas, uma experiência muito engraçada e desafiadora”, nas palavras da Diana Alves, ou “a reutilização de garrafas de plástico para podemos construir um foguete”, como refere a Beatriz Oliveira. É esta aluna que nos fala também do momento de apresentação do trabalho realizado pelas delegações, nomeadamente pelas duas equipas de Portugal: “os participantes falaram um pouco sobre os seus vídeos e mostraram-nos às restantes delegações. Foi bastante divertida a oportunidade que tivemos de falar um pouco sobre a forma como ganhámos direito a esta viagem e apresentar os trabalhos de que tanto nos orgulhamos”.
Das muitas visitas de estudo realizadas, (montanhas, monumentos, museus, grutas…) a Joana Sousa destaca a que realizaram “ao parque botânico Akdeniz University, onde nos deram a conhecer vários tipos de árvores; depois, fizemos um jogo durante o qual nos era atribuído o nome de uma planta ou árvore e que serviu de pretexto para a realização de um vídeo”. Ao longo da estadia, cada um dos participantes plantou uma árvore, num total de 110 árvores.
Quanto ao balanço da estadia, as palavras da Beatriz Oliveira são esclarecedoras: “para mim, esta viagem foi muito importante, porque tivemos a oportunidade de aprender mais sobre outras culturas, religiões e línguas; para mim, foi realmente estranho perceber que muitas pessoas alimentam ideias sobre outos povos e culturas, que não correspondem minimamente ao que se passa na realidade”. E para provar outra utilidade da visita, aqui ficam três saudações em turco: Günayd?n (Bom dia!); Nas?ls?n? (Como vai?); Te?ekkürler (Obrigado).

an turquia


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL