Com o átrio da Câmara cheio de gente socialmente distanciada, as comemorações do 11 de outubro iniciaram-se manhã cedo. Foi o princípio de um dia em que o nosso Agrupamento marcaria uma presença de forma bem vincada, porque em dose tripla. Sobre o tema genérico “Artes e ofícios”, recriamos História de três formas diferentes: representação de uma rábula sobre o mesmo tema; instalação de uma exposição na parte lateral do Fórum; à tarde, apresentação da peça “Ecos do passado”, pelo grupo de teatro “Serafins”.


A rábula, encenada pela professora Dina Sarabando, foi representada nas escadarias e no centro do átrio pelos alunos Ricardo Mendes, José Pedro Santos e Diana Cardoso (12.º A) e Sofia Paiva (12.º B). Quatro sanjoanenses viajam no tempo e deparam-se com reminiscências artísticas do legado sanjoanense. Dessa viagem resulta o desafio para o reencontro com as raízes da terra em que nasceram.


Logo a seguir, a Sofia Paiva e o José Pedro Santos conduziram os presentes pelos recantos e pormenores da exposição “Artes e ofícios”, chamando a atenção para a enorme abrangência e variedade de objetos evocativos da história sanjoanense. Este é um trabalho que resulta da enorme participação dos alunos na construção criativa dos objetos que simbolizam a nossa indústria. Em menos de um mês, e em condições tão difíceis como aquelas que vivemos, o Agrupamento organizou-se, pôs mãos à obra e foi, ele próprio, artífice de um trabalho diferente. Lápis, sapatos e chapéus ganharam vida na ponta dos pincéis e nas lâminas das tesouras e dos x-atos. Cola, papel, couro e metal foram as matérias primas da fábrica do Agrupamento. As mãos e a criatividade de alunos e professores fizeram o resto. O resultado ficou à vista de toda a gente e à mercê de muitos e rasgados elogios das pessoas e entidades presentes. As nossas “Artes e ofícios” poderão continuar a ser apreciadas, no mesmo local, até final de novembro.


À tarde e à noite, o grupo de teatro “Serafins” fechou, em beleza, este nonagésimo quarto aniversário da emancipação concelhia de S. João da Madeira.

 

Para veres as fotos da rábula e da visita guiada à exposição, clica no link seguinte:

Rábula e visita guiada à exposição "Artes e ofícios".

 

AN rabula IMG 1508

 

AN visita IMG 1531


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL