O antigo aluno da Serafim Leite, Francisco de Oliveira Vieira, apresentou, hoje, a sua Tese de Mestrado Integrado em Engenharia Civil, subordinada ao tema “Caracterização acústica de espaços letivos - Escola Secundária Serafim Leite”.


O júri foi constituído pelo professor Fernando Brandão Alves, presidente, pelo vogal orientador, professor António Oliveira de Carvalho, sendo arguente a professora Cecília Rocha.


A apresentação decorreu por videoconferência, com a presença de vários colegas, amigos e docentes da Serafim Leite. O candidato apresentou as linhas mestras da sua tese, em grande medida centrada nas caraterísticas acústicas de algumas salas da escola, nomeadamente a sala 9, o refeitório e o ginásio. Estabeleceu, ainda, alguns paralelismos com as instalações da Escola Secundaria de Gondomar. Seguiram-se algumas perguntas, por parte da arguente, solicitando esclarecimentos acerca de vários aspetos da investigação, questões a que o mestrando respondeu de forma cabal.


O último orador, professor António Oliveira de Carvalho, orientador da tese, aproveitou a sua intervenção para fazer uma abordagem diferente e de cunho profundamente pessoal: o primeiro diretor da então Escola Industrial e Comercial de S. João da Madeira, Dr. Hipólito Carvalho, era seu pai; foi nos primórdios destas instalações que o Dr. António Carvalho viveu alguns momentos marcantes da sua infância. O seu pai  exerceu essas funções durante dezasseis anos, tendo sido saneado, como todos os outros diretores, a seguir ao 25 de abril. Curiosamente, em 2008, por altura do quinquagésimo aniversário da escola, o professor António de Carvalho seria convidado para inaugurar, juntamente com a ministra da educação, as instalações da nova biblioteca, à qual foi dado o nome de “Biblioteca Dr. Hipólito de Carvalho”. Voltas que a História dá…


O "Agora Nós" felicita o Mestre Francisco de Oliveira Vieira, aluno da Serafim Leite do sétimo ao décimo segundo ano, onde completou o curso de Ciências e Tecnologias, na década de 2010. Ingressou no curso de Engenharia Civil, primeiro no ISEP e depois na FEUP, onde completou, agora, a dissertação em acústica. Realça-se o facto de ter escolhido a sua antiga escola como base do “estudo de caso” que esteve na base da sua tese. Um "regresso às serafínicas origens" que saudamos vivamente.

Celestino Pinheiro

1 de fevereiro de 2021

 

AN mestrado francisco1

 

an mestrado francisco2

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL