O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. O programa 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática. Apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa. O programa também apoia o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e executa a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 e desenvolve a dimensão europeia do desporto.

A Serafim Leite de há muito aderiu a estes projetos de intercâmbio cultural e a página da escola bem o demonstra como se pode ver na seguinte enumeração.

• Knowing Sports, Outdoor Activities and Traditions
• Social Inequality in Europe
• Girls with boys are programming in Europe
• International ICT Competitions II for Increasing the Quality of Secondary Education
• me@EU
• Bonding With Generation Z
• STEAMFUL
• Migration on EUropean Stages
• Social Media Behaviours of Teenagers

sportsUm deles, logo o primeiro, é um projeto de mobilidade ERASMUS+ que será coordenado por Portugal, representado pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite. É um projeto que envolve seis países e que procura partilhar conhecimentos, habilidades e experiências relativas a desportos, atividades ao ar livre, jogos e danças tradicionais entre os professores e os alunos dos países envolvidos. Os quatro alunos selecionados deverão ter disponibilidade para acolher alunos de outros países durante uma semana (no máximo) desde que integrados nos projetos Erasmus+ que estão em curso no Agrupamento: Portugal (Coordenador), França, Macedónia, Grécia, Turquia e Croácia
Ouvimos Filipe Rosário, um dos professores envolvidos, que nos disse ser o público-alvo os alunos de Educação Física do 10º ao 12º. Mais salientou que este projeto é válido e essencial para a aprendizagem globalizante dos alunos no seu contacto com outras realidades e na partilha da portuguesa em geral e na de S. João da Madeira em particular. Assim, os alunos que nos visitarem podem tomar contacto com alguns desportos que desconhecem, ou não podem praticar, como por exemplo o surf pois há países que não têm mar.

 

Entrevista à professora Diana Pádua

O Agora Nós entrevistou a docente responsável por todo o projeto para saber mais sobre a forma como o agrupamento está a organizar todas as atividades.diana

- Inicialmente gostaria de questionar como tomou posse da responsabilidade deste projeto?
Assumi a responsabilidade de coordenar os projetos Erasmus+ em curso no Agrupamento a convite da diretora, Dra. Helena Resende.

- Que impressões tem acerca deste programa?
O programa Erasmus+, possibilitando a mobilidade de alunos e professores, bem como de pessoal não docente, para diversos países elegíveis pelo programa, para obter formação, é uma experiência única e, sem dúvida, muito enriquecedora. A possibilidade de receber formação, num ambiente multicultural, de interagir com jovens provenientes de outras realidades, culturas e com diferentes costumes e tradições, proporciona vivências que certamente se irão repercutir no futuro dos participantes, ao abrir horizontes e desenvolver diversas competências, que, de outra forma dificilmente se potenciariam.

- Quando foi a primeira vez que contactou com este projeto e, se alguma vez participou numa mobilidade, qual foi a experiência da mesma?
A primeira vez que contactei com este tipo de projetos foi em 1992, enquanto frequentava o ensino secundário, 12º ano. Tratava-se do Programa Língua e foi, na altura, algo inovador neste nível de ensino. Consistiu num intercâmbio com uma escola na Grécia. Essa experiência teve tal impacto que, a partir daí, fui acompanhando as diversas iniciativas e projetos no âmbito do Programa, tendo feito Erasmus, em Leeds, no 3º ano da Universidade e, enquanto professora, participado em vários projetos, tanto de formação de professores como da educação escolar, com grupos de alunos.

- Relativamente a este ano letivo quais são as iniciativas previstas para o desenvolvimento deste projeto?
Há diversos projetos em implementação no Agrupamento Dr. Serafim Leite. Nos dois últimos anos, embora tenha havido atividades, no âmbito dos mesmos, as mobilidades previstas não se realizaram devido à pandemia. Desta forma, e tendo em conta que a COVID19 já tem dado algumas tréguas, durante este ano letivo, contamos com várias mobilidades, algumas das quais já decorreram. Iremos também receber no Agrupamento os nossos parceiros de diversos países europeus. Para além disto, haverá sempre um trabalho de equipa, com os nossos alunos, professores, em articulação com os países parceiros, tendo em conta as temáticas de cada um dos projetos.

- Se tivesse a oportunidade de incentivar um aluno a submeter uma participação para uma mobilidade europeia o que lhe diria?
Tenho vindo a incentivar todos os meus alunos, e outros com quem tenho tido oportunidade de me cruzar, a participar nos projetos, nomeadamente a candidatarem-se às mobilidades em curso. Como felizmente tive a oportunidade de ter esta experiência enquanto aluna, é fácil incentivá-los, transmitindo todas as mais valias que esta participação certamente trará, quer a nível pessoal, quer da formação escolar e, mais tarde, profissionalmente.

O testemunhos dos Alunos

“Erasmus+ “it’s logical dear math” - Mobilidade à Hungria.
A novembro de 2019 fui fazer uma viagem no âmbito de projeto Erasmus+ a Budapeste, Hungria. Lá pude ir visitar vários pontos turísticos, pude conviver com várias culturas e pessoas de diferentes idades e países, pude também conhecer mais aprofundadamente as danças, gastronomia e costumes do país.(…) Foi uma experiência bastante interessante e recomendo que se candidatem para se habilitarem a uma viagem como esta!”

Maria João Santos, 12ºA

erasmus an 1

“A minha experiência ligada aos Erasmus ocorreu no âmbito do projeto “Boys and girls programming in Europe", o que me levou a visitar um país que nunca visitaria de outra forma: a Islândia.
(…)
Apesar de todas estas coisas extraordinárias que vimos e vivemos, a melhor, na minha opinião, foram as amizades que criámos! Ainda mantenho contacto com muitos dos estudantes tanto da Islândia como dos outros países que se juntaram a nós nesta aventura e não podia estar mais grata! Foi uma das melhores experiências da minha vida que me ajudou não só a melhorar em larga escala o meu nível de Inglês como também as minhas aptidões em programação!

Matilde Henriques, 11ºA

erasmus an 2

“Em vez de irmos esquiar, tivemos a oportunidade de experimentar patinagem no gelo. A verdade é que não foi fácil, mas desistir não era opção, e no fim foi uma experiência incrível que nos permitiu conhecer o resto das pessoas presentes no projeto.”

Joana Oliveira, ex-aluna do AESL

erasmus an 3

“Com todos os trabalhos, os nossos colegas franceses pretendiam fazer um livro sobre tudo o que aprendemos. Depois do almoço na cantina e do tempo livre, fomos para a fantástica palestra de um treinador francês de basket. (…) Após a palestra, estava na chegada da despedida da escola e de alguns amigos. Saímos com um sentimento de tristeza mas também de concretização de uma semana inacreditável.”

Isaac Gomes, 12.ºA

erasmus an 4


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL