O professor Filipe Rosário, por ocasião das celebrações do cinco de outubro, recriou com a turma do 5º A uma aula desta ginástica. Utilizando os elementos ginásticos ainda existentes no ginásio, plinto, cordas, espaldares, argolas, banco sueco, deu uma aula de antanho. O nosso ginásio, construído em 1970 tem ainda estes aparatos, agora escassamente usados.

Juntamos algumas fotos que ilustram a aula dada. Pesa-nos que não pudemos ouvir os alunos sobre as reações a esta aula com metodologias tão vetustas. Mas lá virá o tempo.

O sistema da ginástica sueca, criado por P. H. Ling, 15 de novembro de 1776 – 3 de maio de 1839, permitia agrupar os movimentos ginásticos em lições, com um ou mais exercícios de cada grupo na ordem: 1) Introdutórios; 2) Arcoflexões; 3) Movimentos de braços; 4) Movimentos de balanço; 5) Movimentos de escápula; 6) Exercícios abdominais; 7) Movimentos laterais do tronco; 8) Movimentos lentos das pernas; 9) Pulos e saltos e 10) Exercícios respiratórios.

A progressão deveria ser muito estrita, para que os exercícios não cresçam apenas de lição em lição e sejam feitos em conformidade com diferenças de idade, sexo, força, nacionalidade etc., mas também para que esses exercícios progridam diariamente nas lições.

Rompia até mesmo com práticas higiénicas consolidadas como a necessidade do banho após cada lição. Acreditava?se que pelo uso adequado dos exercícios respiratórios – que promoviam uma grande eliminação de água pelos pulmões – a evaporação na pele não aumentaria em níveis marcantes. Se não houvesse excesso de respiração, dispensar-se-ia a necessidade de um banho, o que preservaria o corpo do ar frio.

Veja as fotos [aqui]

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