O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite participou, no passado dia 8 de novembro, no Encontro Nacional de Escolas Ubuntu, que decorreu no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

 

Unbutu1

O Agrupamento fez-se representar por membros da equipa Ubuntu, recém “formadas” neste âmbito,as professoras Ângela Resende, Susana Silva e Teresa Margarida Brandão, pela coordenadora do projeto, a Adjunta da Diretora, Maria João Oliveira, bem como pelo grupo de 30 alunos, de diferentes turmas do 8º ao 11º anos, convidados para participar no Programa e assim serem os primeiros líderes Ubuntu da Serafim Leite.

No âmbito do plano 21 | 23 Escola+, que procura dar respostas à necessidade de recuperação de aprendizagens, a Direção-Geral da Educação, em parceria com o Instituto Padre António Vieira, desenvolveu o Programa Escolas Ubuntu, ao qual o referido agrupamento aderiu.

A Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu é um projeto de educação não-formal orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de meios desafiantes ou que neles queiram trabalhar. Pretende-se acompanhar, facilitar, enriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade, promovendo competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de vida.

Este encontro contou com a participação, entre outros, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e do Presidente do Instituto Padre António Vieira, Rui Marques.

Para a deslocação para este evento, o Agrupamento contou com a colaboração da Câmara Municipal, a quem agradece na pessoa da Vereadora Dr.ª Irene Guimarães e do Presidente Dr. Jorge Sequeira.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL