No dia 25 de novembro de 2022, celebrámos o «Dia de não comprar nada» no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, cujo objetivo era mostrar, sobretudo, o quanto, na maior parte das vezes, compramos o que não é realmente necessário, tornando-se premente, por isso, uma séria reflexão em torno desta temática.

Nesse sentido e respondendo a um desafio do Agrupamento, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira deslocou-se à nossa escola procurando sensibilizar os jovens para esta causa tão problemática, o consumo excessivo.

Para além disso, uma das atividades desenvolvidas pela turma do 11.ºB consistiu na recolha de vários provérbios, máximas e expressões corriqueiras que enfatizassem subtemas relacionados com o consumismo. Alguns bastante populares, outros anónimos, sendo que a maior parte chegou até nós através da via popular, porque o povo tem sempre a sua razão. Não há nada melhor do que a experiência de vida para nos ensinar a ver a vida!

A partir desta recolha linguística, a turma (a parte de Artes Visuais) inspirou-se, a fim de ilustrar diversos sacos recicláveis, com o objetivo de mostrar que algo reaproveitado também é útil e bonito.

Uma outra iniciativa consistiu na entrevista aos elementos da turma e a alguns professores, para um maior conhecimento do trabalho desenvolvido e da temática em causa.  A maior parte dos alunos afirmou que pretendeu, sobretudo, representar, nos seus trabalhos, o consumo excessivo, assim como a diferença entre os pobres e os ricos, provando, igualmente, que o ser humano compra mais do que aquilo de que realmente precisa. Verificámos, também, que a maioria dos alunos escolheu expressões muito distintas, mas cada uma com a sua devida importância, indo ao encontro dos subtemas da poupança, da sustentabilidade, da literacia financeira, entre muitos outros, com o intuito de dar mais relevância a estes tópicos.

De seguida, questionámos a turma sobre a importância que davam ao dia em questão e a grande parte respondeu que o dia era um pequeno grande passo para se combater o consumismo social exacerbado que existe no planeta, pois, se as pessoas optarem por aplicar este dia temático por toda a sua vida, haverá, com certeza, uma maior consciencialização relativamente ao consumo exorbitante, o qual – acreditamos - irá abrandar, ajudando, deste modo, o nosso planeta. 

Em suma, todos apreciámos que a escola tenha desenvolvido esta iniciativa, a dos dias temáticos, a partir dos quais, realmente, podemos ter um momento de reflexão que, afinal, ganha ainda mais valor pelo facto de esta ter sido uma medida que nasceu dos deputados d’ «O Parlamento na Serafim». Uma agradável conquista, sem dúvida! 

Assim, com o objetivo de sensibilizar os alunos/jovens a agir e a pensar de que maneira podemos ajudar e contribuir para o bem do nosso planeta, queremos mostrar que o futuro está nas nossas mãos e que não adianta pensar que este está distante, porque não é verdade! O futuro é daqui a um segundo, um minuto, uma hora, um dia, uma semana, um mês ou até um ano. O futuro é o amanhã e cabe-nos mudar ou não o mundo que nos envolve, o mundo ao qual pertencemos…

Daniel Pinho, Cláudio Silva, André Vieira, Alexandre Brás, Martim Rodrigues

11.º B


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL