No dia 2 de fevereiro, aquando da pausa letiva, uma equipa da Serafim Leite, composta por 10 elementos, respondeu ao desafio lançado pela Associação de Jovens «Ecos Urbanos», em parceria com a Câmara Municipal de S. João da Madeira e a EAPN («European Anti Poverty Network»), a maior rede europeia de Organizações Não-Governamentais, tendo realizado uma formação de educação não-formal, inserida nas temáticas da interseccionalidade e do discurso de ódio. A equipa era constituída por quatro professoras (Dina Sarabando, Lídia Sousa, Manuela Balseiro e Susana Silva), três auxiliares de Educação (Adriana Ferreira, Ana Isabel Silva e Fernanda Gomes), um elemento da Associação de Estudantes do Ensino Secundário (Cláudio Silva, do 11.º B), uma psicóloga (Ana Ramos) e um elemento da Associação de Pais (Ângela Resende). 

 

A formação teve lugar num dos recantos da Oliva Creative Factory, a Sala dos Ecos Urbanos, que nos acolheu de uma forma calorosa, revelando, já, um pouco do dia que nos esperava, o qual só terminou pertinho das 18h.

A temática que nos juntou, neste dia, prendeu-se com a proliferação dos discursos de ódio, cada vez mais acentuados na sociedade e, sobretudo, no contexto escolar, situação que exige que os agentes educativos, sobretudo, se munam de ferramentas adequadas de informação, sensibilização e de ação, de forma a ser possível a desconstrução dos estereótipos sociais que, como sabem, abalam o ser humano, independentemente da sua idade, incluindo, portanto, crianças e jovens. Nesse sentido, esta formação revelou-se uma mais-valia para que todos, em conjunto, consigamos entender, por um lado, todas as mudanças que, dia a dia, se vão operando no tecido social e, por outro, para conseguirmos deter mecanismos e medidas de prevenção e gestão destes malogrados discursos e comportamentos que impedem o bem-estar humano, físico e psicológico, e que contribuem para uma sociedade na qual impera, ao contrário do que desejamos e necessitamos, a violência, a agressividade, o ódio e a falta de humanitarismo.

Esta proposta formativa, coordenada por Carmo Gê Pereira, com um vasto currículo nas áreas da comunicação e da educação, e mediada por Kássia Laureano, surgiu no seguimento do projeto «Outside In +», da União Europeia («Erasmus+»), abraçado, já, por outros países para além de Portugal (Escócia, Eslovénia, Irlanda e Finlândia).

Ao longo da sessão, não faltou boa disposição, um convívio salutar entre todos os intervenientes, num espaço que se revelou muito agradável, a comunicação e a escuta ativas, o questionamento oportuno e, claro, as profícuas aprendizagens. Soube bem criar dinâmicas de apresentação pessoal, soube bem rir, soube bem refletir e soube bem comunicar e estar aberto a novos conhecimentos. Os jogos e as técnicas, aplicados em pequeno ou grande grupo, assim como as devidas apresentações e explicitação de opiniões, mostraram-nos que estamos sempre a tempo de aprender. O mais importante mesmo é não continuarmos no caminho da ignorância. Além disso, foi interessante o facto de os relatos reais que fomos ouvindo nos soarem, aqui ou ali, ontem ou hoje mesmo, tão conhecidos… Afinal, as histórias repetem-se, muitas para o mal e não é isso que queremos. Aceitemos as mudanças e mudemos, por conseguinte, as nossas mentalidades, se necessário.

Obrigada a toda a equipa que soube, acima de tudo, partilhar! Vale a pena trabalhar numa escola em que nos compreendemos ou, pelo menos, nos tentamos compreender e aceitar. Este é um dos nossos apanágios: sermos um Agrupamento sobejamente inclusivo para todos e todas.

Tentar é o primeiro passo, o resto… virá depois!

Dina Sarabando

 

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL