Departamento da Educação Pré-Escolar
Pintar, jogar, criar...de tudo um pouco conseguimos vivenciar nas Jornadas do AESL. Os mais crescidos foram fantásticos a cuidar dos mais pequenos. Por isso, regressámos felizes e com muita vontade de voltar!
Departamento do 1.º ciclo
Escola Básica de Fundo de Vila
Os Dias Abertos permitiram uma excelente articulação entre os vários ciclos, promovendo diversas atividades com aprendizagens muito significativas e de qualidade. Através de uma gestão democrática e participada de toda a comunidade escolar, sustentada num trabalho colaborativo, desenvolveram-se valores, atitudes e competências. As crianças da EB de Fundo de Vila participaram com grande entusiasmo e com muita alegria em todas as iniciativas. Foram excelentes momentos de partilha!
Escola Básica do Parque
No dia 4 de abril, na escola sede do Agrupamento, os alunos do 1.º ciclo participaram em várias atividades: Olimpíadas do AESL, Cinema de Animação e Peddy Paper de Ciências.
Os alunos envolveram-se, de forma animada e entusiasmada, nas distintas iniciativas e reforçaram as competências de convívio e de comunicação com outros grupos e professores. Os alunos do 4.º ano sentiram-se a descobrir a escola sede, uma vez que o Peddy Paper lhes permitiu circular por todo o edifício escolar.
Eis um testemunho poético do 3.º A:
Num belo dia de sol,
Decorreu o Dia Aberto do Agrupamento.
Estiveram presentes todos os alunos
nos vários momentos.
Agradecemos todas as atenções,
com um arco-íris de emoções,
pois fomos tão bem recebidos,
que não passámos despercebidos!
Departamento de Línguas
Durante a manhã e a tarde, do 1.º ao 12.º anos, formaram-se equipas de 6 elementos, por nível de ensino ou ano de escolaridade, e as respetivas claques de apoio, tendo como objetivos criar sinergias entre alunos e professores, crianças, jovens e adultos, valorizar conhecimentos e a atividade artística, promover a cidadania e a participação ativa na comunidade escolar e criar memórias emocionais no seio do Agrupamento, tendo sido estes objetivos plenamente atingidos.
As provas eram 5: perguntas de cultura geral; leitura expressiva de poemas ou de trava-línguas; identificação de figuras culturais, a partir de um cartão com a imagem; completamento de provérbios portugueses ou solução de adivinhas ou do refrão de uma canção popular; e prova de desenho a partir de uma frase apresentada (esta iniciativa foi cumprida desde o arranque até ao final da prova do ciclo correspondente).
O júri composto por 3 elementos do Departamento de Línguas ia pontuando numa escala de 0 a 10. Os resultados finais serão, entretanto, apresentados e publicados na plataforma do Agrupamento. Todos os participantes e respetivas claques foram sendo agraciados com lembranças e a todos os vencedores será entregue um certificado e um prémio simbólico. O mais importante é que a 1.ª edição das Olimpíadas da Serafim decorreu com elevada participação e animação, dominando um salutar convívio e o desejo de jogar por muito mais tempo.
Um outra atividade do Departamento recaiu no Karaoke que se revelou uma forma divertida de se promover não só o uso da língua inglesa, mas, sobretudo, momentos de muita diversão, aliados à aprendizagem. As turmas envolvidas participaram de forma entusiasta, contando com o empenho das professoras responsáveis pela atividade. Houve espaço para cantoria e até para coreografias! E assim se viveu mais uma bela manhã de Jornadas no nosso Agrupamento!
Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
No âmbito das jornadas do AESL, o dia 4 de abril foi dedicado às várias atividades dinamizadas pelas diferentes disciplinas do Departamento. Assim, os alunos de Ciências e Tecnologias apoiaram os docentes nas atividades propostas para os mais pequenos que decorreram nos laboratórios de Ciências e de Física e Química e nas salas 8, 9, 10 e 11.
Da parte da manhã, decorreu o tradicional Peddy Paper de Ciências que envolveu os alunos do 4.º ano das várias escolas do AESL, sempre acompanhados por alunos “experientes” do quinto ano. Foi um gosto, para todos os envolvidos, apreciar o entusiasmo com que os nossos alunos, dos mais novos aos mais velhos, aderiram às atividades propostas. A alegria e a curiosidade reinaram neste dia!
Departamento de Expressões
Nas “OFICINAS ARTÍSTICAS”, os alunos compreendem e exploram a matéria e a técnica como processo experimental na Educação Estética e Artística que deve ser entendida como a “prática do fazer”, conjugando a interação entre o organismo e o meio.
As Expressões Artísticas são excelentes veículos de promoção da criatividade, um meio de realização do pensamento criativo de cada aluno, principalmente quando este é convocado a intervir em “balões” de liberdade!
O mote às visitas artísticas, denominadas "Pegadas", foi dado pelo mistério do "Homem sombra", da dupla de artistas portugueses, João Maria Gusmão + Pedro Paiva, em que as três alunas envolvidas na seleção de obras da coleção Norlinda e José Lima, com a colaboração do Centro de Arte da Oliva, patentes no bloco C, exploraram os segredos que a expressão artística pode encerrar. Assim, percorreram as obras selecionadas de Augusto Alves da Silva ("3.16") e Joan Fontcuberta (s/título), igualmente misteriosas, terminando na envolvência do cidadão comum e na exposição do seu próprio íntimo em "The Bronx", de Sophie Calle. No final e com base no trabalho desta última artista, deixaram o desafio às turmas envolvidas que consistiu em duplicar essa mesma obra, fotografando-se num local da escola com um significado especial.
A Oficina de Desenho com Grafite surgiu da proposta da Associação de Estudantes se unir às atividades do Plano Nacional das Artes, no Agrupamento. Dessa forma, dinamizou-se uma oficina direcionada às turmas do 2.º ciclo com vista à exploração das potencialidades do desenho com grafite, até porque é aqui, na nossa cidade, que existe a «Viarco». Testaram várias técnicas diferenciadas, incluindo o uso de grafites de durezas muito variadas ou aguareláveis. O ponto alto foi sempre, no final do trabalho realizado, o de os pequenos artistas adicionarem a sua folha à parede das Artes, contribuindo para uma interessante exposição temporária de desenho a grafite.
Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Aa atividades promovidas foram um sucesso. O envolvimento de toda a comunidade escolar (alunos, professores, auxiliares e encarregados de educação) foi o mote para que, nestes dois dias, se sentisse a alegria de se ser "Serafim". O envolvimento dos alunos foi total nas atividades. Nunca houve momentos monótonos devido à panóplia de atividades que era oferecida, vivenciadas com entusiasmo, quer por parte dos organizadores quer de quem nelas participava.
Departamento de Tecnologias
Na tarde do dia 4 de abril, o grupo de Informática organizou uma atividade denominada "Peddy Paper de Informática" para os alunos do 9.º ano de escolaridade, a qual contou com a participação de diversos estudantes que se divertiram, competiram e aprenderam.
Ao todo, foram preparadas 5 estações ou postos, nos quais se desenrolaram as atividades, envolvendo os seguintes temas: Informática, Sustentabilidade, Pensamento Computacional, Atividades Lúdicas e Atividades Desportivas. Cada estação apresentava um desafio diferente que os alunos tinham de resolver em equipa. No final do dia, foram anunciados os vencedores, os alunos Diogo Gomes, Vicente Oliveira e Marco Lopes, do 9.ºC, que se destacaram pelo seu desempenho excecional em todas as estações, tendo recebido, como reconhecimento por parte da organização do evento, o merecido prémio, gentilmente oferecido pela Direção da Escola, constituído por uma Power Bank com painel solar.
Esta foi, sem dúvida, uma oportunidade única para estimular o interesse dos alunos pela informática e pelas tecnologias digitais, ao mesmo tempo que se promoveu a integração entre os estudantes e o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipa e o pensamento crítico.