Foi sob o lema “Unidos somos mais fortes” que a Comunidade Educativa do Agrupamento assistiu ao espectáculo intitulado “Audição de flauta, canto e poesia” que decorreu no passado dia 4 de abril, pelas 18h30, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, apresentado pelos alunos do 2.º ciclo de Educação Musical com a parceria habitual da Biblioteca Escolar e o apoio imprescindível da Direção do Agrupamento.

O vídeo de abertura, com a música “You Raise Me Up”, enfatizou o lema proposto e a esperança depositada no futuro e na certeza de que o mesmo tem de ser construído com a ajuda de todos. You Raise me Up… Ergues-me tão alto que consigo ver mais longe!

Os apresentadores Leonor Lima, do 5.ºA, e Órion Oliveira, do 6.ºB, primaram na sua função. Em três momentos que separaram as atuações dos diferentes anos, a Maria Neves, do 6.ºC, a Matilde Resende e a Adriana Soares, ambas do 6.ºB, recitaram, convictas, as poesias “Urgentemente”, de Eugénio de Andrade (assinalando os 100 anos do seu nascimento), “Se eu e tu”, de João Pedro Mésseder, e “Amigo”, de Alexandre O´ Neill.

As turmas do 5.º ano desfilaram. Contaram, cantando, “A lenda do pastor mentiroso”, o 5.ºA, e “A lenda da sopa de pedra”, o 5.ºB. Já os 5.ºC e D mimaram a história do Coelho Alberto sustentada pela Gavotte de Sergei Prokofiev, sob a orientação da Sarah Souza, do 5.ºD, que narrou de viva voz, para que todos entendessem o texto de José Carlos Godinho. De seguida, interpretaram, na flauta, quatro pequenos trechos.

Por seu lado, as turmas de 6.º ano, ansiosas por brilhar, saltaram para o palco para interpretar a mímica “O espetador constipado”, suportada pelas “Variações” de Webber, para violoncelo e banda rock, que é a história de um espetador que gosta de participar com níveis corporais nos espetáculos a que assiste, mas que, um dia, estava muito constipado. E viu-se!!... O Atchim foi o momento mais divertido!

Os flautistas do 6.ºano, orgulhosos do seu estatuto, tiveram também a ocasião de presentear o público com “Titanic”, “Over The Rainbow” e “You Raise Me Up”.

Numa 3.ª parte, os dois anos de escolaridade reuniram-se no palco para, mais uma vez, marcar, cantar e confirmar que “Unidos somos mais fortes”.

 

Global

 

E assim, apesar de ser terça-feira, os alunos vibraram com “É sexta-feira” a quatro níveis corporais. Depois, Yehudi Menuhin foi homenageado numa canção por ter sido o responsável pela instituição do Dia Mundial da Música. Com o sentimento de missão cumprida, foi cantado por todos, numa só voz, uma espécie de Hino dos Serafins, uma letra da autoria do 5.ºA (este ano, 6.º A) adaptada ao excerto da obra “Pompa e Circunstância”, de Edward Elgar.

Pais e encarregados de educação, familiares, diretores de turma e outros docentes abarrotaram o auditório. O som e a luz foram, mais uma vez, geridos, com dedicação e primazia, pelo Sr. Fernando e pelo Afonso Sousa, do 10.ºD.

Tinha chegado ao fim o primeiro dia das Jornadas do Agrupamento vivido com muita alegria, entusiasmo e muita emoção à mistura por todos os intervenientes.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL