No passado dia 19 de abril, decorreram, na biblioteca da EBSSL, as provas escritas online da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura da Área Metropolitana do Porto, a qual foi organizada pela Biblioteca Municipal de Matosinhos. Os alunos Leonor Lima, Leonor Maia, Manuel Teixeira, Beatriz Barbosa e Victória Cavalcante foram os alunos que, brilhantemente, representaram o nosso agrupamento. Parabéns aos nossos excelentes leitores!

No entanto, após esta etapa, apenas a aluna Victória Cavalcante conseguiu passou à fase seguinte e, no dia 26 de abril, foi a Matosinhos, ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, realizar a sua prova oral. Esta sessão foi apresentada pelo escritor e ator Paulo Condessa, contando com a presença, no júri, do artista Mário João Alves e das escritoras Minês Castanheira e Vitória Ferreira, sendo que a aluna Victória, em representação do seu agrupamento e do seu concelho, ficou apurada para a fase final do CNL, tendo encantado o júri com o seu amor aos livros, à leitura, a sua capacidade de argumentação, sabiamente sustentada na sua sensibilidade, honestidade e simplicidade.

CNLGlobal

Mostrando a profundidade da leitura do livro O Que Procuras Está na Biblioteca, de Michiko Ayoama, a Victória deliciou a assistência com a doçura da sua leitura, em voz alta, de um excerto, tendo revelado a importância de tudo aquilo que podemos fazer na nossa vida e nos nossos sonhos. Confessou que o livro que lera parecia que fora escrito para ela, revelando que, desde muito pequena, tem um fascínio enorme pelos livros e que as bibliotecas são locais em que se sente particularmente feliz. “O que eu procuro está, muitas vezes, numa biblioteca, tal como no livro”, referiu, e partilhou com o júri e com o público aquela vez em que foi com a avó a uma biblioteca, porque, na sua pequena aldeia do Brasil, não havia nenhuma, ficando esse momento gravado para sempre na sua memória – “um momento marcante que me acompanha em toda a minha vida”.

Marcantes foram, sem dúvida, as provas escrita e oral da aluna Victória Cavalcante que lhe garantiram a presença na final nacional do Concurso Nacional de Leitura. E o AESL gritou “Victória!” e a Victória triunfou!!!

Força, Victória, estamos todos a torcer por ti!

Para finalizar este momento de escrita memorialística, nada melhor do que ler, de forma emotiva, as palavras da nossa grande leitora:

"Para mim, o Concurso Nacional de Leitura foi uma novidade desafiante, pois nunca pensei que outras pessoas vissem a leitura de uma forma tão importante. Com ele, conheci autores portugueses e livros que me mostraram uma nova forma de escrita. Acredito que este concurso é muito importante, pois, como uma leitora assídua, vejo que incentiva os jovens a manter este hábito que, além de bonito, nos instiga a buscar o conhecimento.".

Capa


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL