Último alerta do ano letivo para a democracia municipal

No passado dia 03 de maio, foi com grande alegria que os nossos nove magníficos deputados do AESL (Benedita Pereira, Bernardo Fonseca, Cláudio Silva, Diogo Gomes, Lara Oliveira, Maria Eduarda Oliveira, Mariana Martins, Mariana Santos e Rafaela Fernandes) se deslocaram à «casa municipal» para a última sessão do ano letivo. Antes do arranque da sessão propriamente dita, alunos da Universidade do Minho consagraram um momento dedicado a uma explanação sobre os direitos e as liberdades nacionais, de acordo com a Constituição da República Portuguesa.

Deu-se início, entretanto, à sessão municipal, no Período Antes da Ordem do Dia, com os jovens deputados a colocarem questões de interesse geral ao Presidente da Câmara Municipal, tendo os nossos dignos representantes interrogado a autarquia em relação aos seguintes assuntos:

 

1.Necessidade de condições para a prática do atletismo no concelho (sugestão: um complexo exterior no descampado junto ao Pavilhão das Travessas).

Segundo o Presidente, existe a intenção de construir diversos equipamentos desportivos na zona do Pavilhão das Travessas, estando projetados campos de ténis e de padel, bem como uma possível pista de atletismo. Todavia, existem limitações ao nível da disponibilidade financeira do município que impedem que tudo isto se concretize de imediato e de uma só vez. Durante os últimos anos, a UE não atribuiu dinheiro para equipamentos desportivos. Recentemente, a câmara construiu uma pista de cross, para a prática da corrida, a pista Alberto Batista, próxima do AESL, e, embora esta não seja especificamente para o atletismo, está disponível para os cidadãos.

 

2.Necessidade de cobertura nos campos de ténis da cidade.

O município tem a intenção de substituir os campos de ténis da cidade. O projeto para a construção dos novos campos de ténis, ao lado do Pavilhão das Travessas, foi elaborado no mandato anterior. É necessária uma verba muito avultada (mais de 1 milhão de euros), sendo necessário aguardar pelas novas oportunidades de financiamento da UE. Vão ser construídos campos de ténis na Escola Secundária Dr. Serafim Leite, dado que a entidade camarária deu «luz» a um projeto para reabilitar os espaços desportivos exteriores da escola, estando prevista a construção de uma minipista de atletismo, pistas para basquetebol e andebol, campos de ténis e campos de padel, uma parede de escalada, uma zona para salto em comprimento com uma caixa de areia. A obra vai arrancar brevemente.

 

3.Não cumprimento da medida aprovada, no ano transato, respeitante ao apoio aos idosos de S. João da Madeira, por parte dos jovens.

Há, em curso, muitas iniciativas para os idosos. O Sr. Presidente comprometeu-se a verificar a situação prevista nessa reunião, no sentido de perceber quais foram as falhas.

 

4.Convite aos outros Agrupamentos e CEI para uma visita ao charco da Escola Básica do Parque (e agradecimento à Câmara Municipal pela sua colaboração)

O Sr. Presidente agradeceu a iniciativa e o gentil convite.

 

5.Esclarecimento sobre a criação de postos de aluguer de bicicletas e solicitação de mais ciclovias.

Já está em curso a ampliação da ciclovia, nomeadamente na Rua do Vale e Parque do Rio Ul, e vão ser projetadas futuras ampliações. Relativamente ao posto de aluguer de bicicletas, este não parece ser da responsabilidade do município. O município ainda não tem essa medida implementada.

 

6.Solicitação, para segurança dos alunos do AESL, de uma lomba com passadeira, à entrada da escola sede.

Já têm sido colocadas algumas passadeiras elevadas, nomeadamente junto a outras escolas, estando agendado esse trabalho também para o AESL, apesar de ainda não haver uma data concreta. Essa passadeira vai ser, efetivamente, levada a cabo.

 

7.Pedido de uma cobertura na entrada da escola sede e de torniquetes.

A Direção da escola já reportou a necessidade de melhoria na zona da entrada, contudo, tem de se aguardar que haja recursos financeiros para o fazer. Neste momento, a prioridade é a obra que já está prevista, de intervenção nos espaços desportivos exteriores. Para já, a cobertura não está na lista de prioridades.

 

8.Esclarecimento sobre o incêndio na Torre da Oliva e as medidas a serem tomadas relativamente aos sem-abrigo e a este local histórico abandonado, assim como aos moradores.

Tem havido, de facto, incêndios em prédios abandonados, nomeadamente um na antiga Oliva e outro na Rua Oliveira Júnior. A polícia está a investigar para perceber quais foram as causas do incêndio. Ainda não há certezas sobre essa matéria. Alguns cidadãos, de facto, pernoitavam nesses edifícios. Quanto às medidas relativamente aos sem-abrigo, foi referida a existência de apartamentos “de autonomização” na Habitar.

Foram, também, lançadas mais algumas questões, por parte dos restantes Agrupamentos, que passaram pelas seguintes temáticas: a questão do amianto, ainda não resolvida, nomeadamente na EB Oliveira Júnior; a necessidade de reabilitação dos passeios na Rua Dr. Maciel, perto da estação; a não concretização de algumas medidas aprovadas em anos anteriores.

Seguiu-se o Período da Ordem do Dia, no qual se aprovou e votou a ata da 1.ª sessão e, posteriormente, o Dr. Jorge Sequeira transmitiu informações relativas às propostas aprovadas, na última reunião, de acordo com a temática «Alerta pela liberdade e pelos direitos de todos nós”.

Após o cumprimento de todos os trâmites, os intervenientes regozijaram-se com um simpático lanche e todos partiram para o seu Agrupamento, com a certeza de mais uma missão cumprida.

Mais uma vez, os nossos queridos alunos mostraram o seu valor e o certo é que têm dado um excelente contributo à política da sua cidade. Parabéns, mais uma vez, queridos serafinos, pela vossa voz em nome de todos!

 

Dina Sarabando & Diana Pádua

 

AMJ3


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL