No passado dia 17 de maio, quarta-feira, todos os alunos de 5.º ano viveram um dia diferente de aprendizagens. Foi, simultaneamente, uma viagem ao passado, uma constatação do presente e as expectativas criadas em relação ao futuro.

A aventura começou com a saída da Escola, pelas 8h30, em direção a Válega, para visitarmos o Museu Escolar Oliveira Lopes. Aí, pudemos verificar como eram as escolas no tempo dos nossos pais e avós. De facto, o espaço museológico, aberto em 1996, recria as memórias e preserva o mobiliário, material didático e lúdico que foi património das escolas, desde 1910, e que serviu para a instrução de crianças. Em 2019, a Câmara Municipal de Ovar requalificou o imóvel, dotando-o de infraestruturas que dignificam os visitantes e lhes permitem recordar o passado.

Por volta das 11h00, visitámos a Igreja, um edifício iniciado em 1746, em obras até finais da década de 60, do século XX, onde se destaca a frontaria revestida a azulejos e com temas figurativos de origem bíblica. Depois, seguimos em direção a Esmoriz, ao Parque Ambiental do Buçaquinho, um espaço com uma área de 24 hectares de floresta protegida, com grande valor ambiental e com uma biodiversidade rica ao nível da fauna e da flora. Neste espaço, partilhámos o almoço, jogámos e brincámos. Momentos muito agradáveis!...

Global

 

Por fim, visitámos o Aeródromo de Manobra n.º 1 da Força Aérea, localizado em Maceda. Tivemos direito a uma visita guiada pelo espaço do museu, mas também pelo hangar de manutenção e, ainda, houve a possibilidade de entrar num avião de aprendizagem, bem como contactar com os cães de salvamento e a equipa de bombeiros que presta serviços especiais em bases aéreas. Ficámos, também, a saber que a base acolhe um destacamento permanente de "Koala", para Busca e Salvamento na zona norte do país, bem como tem servido, sempre que necessário, de base a meios aéreos dedicados a operações de combate a incêndios florestais. Da mesma forma, tem apoiado missões de transporte de equipas médicas de recolha de órgãos para transplantes urgentes na zona norte do país. Por fim, vimos um F16 e outros aviões a levantar voo, bem como a chegada de vários helicópteros.

Chegámos à nossa escola por volta das 18h00, todos muito contentes e com vivências para recordar do convívio com os Diretores de Turma - Carmo Ventura (5.º A), Graça Rodrigues (5.º B), José Paiva (5.º C) e Alexandra Ribeiro (5.º D), bem como com os restantes professores que nos acompanharam - Ana Paula (Educação Musical), António Martins (Educação Tecnológica) e Ana Isabel (Ensino Especial) Um dia espetacular, sem dúvida, que nos permitiu voar bem alto!

5.º anos (AESL)


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL