A Cidade de Braga recebeu, na passada sexta-feira, dia 13 de outubro, o maior encontro nacional na área da Educação Ambiental. O Dia das Bandeiras Verdes - Galardão Eco-Escolas 2023, que decorreu no Altice Forum Braga, juntou cerca de 4.000 jovens e professores de todo o país, entre os quais a delegação das 3 escolas do Agrupamento Dr. Serafim Leite que, mais uma vez, foi certificado como um Eco-Agrupamento.

Neste evento, organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), em colaboração com o Município de Braga, foi reconhecido o trabalho de todas as comunidades que participaram, no ano letivo anterior, no Programa Eco-Escolas e que contribuíram, deste modo, para tornar o seu o dia a dia mais sustentável.

A sessão de abertura contou com a presença do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa; do Secretário de Estado da Educação, António Leite; do Presidente da ABAE, José Archer; e de Francisco Teixeira, da Agência Portuguesa do Ambiente. O evento incluiu, durante a manhã, uma Eco-Mostra, durante a qual os jovens puderam participar em múltiplas iniciativas dinamizadas por diversas entidades. Além disso, foram entregues os prémios dos cerca de 20 projetos/concursos 2022’23, bem como as distinções dos Eco-Agrupamento, da Escola-Madrinha ou do Município Parceiro. Durante a tarde, o espetáculo esteve a cargo das Eco-Escolas que subiram ao palco, mas também dos profissionais Miguel Oliveira (https://www.youtube.com/watch?v=6xC0E37gqWA) e Filipe Pinto (https://www.youtube.com/watch?v=hkxgplDnTis). Nesta sessão, cada escola teve a oportunidade de receber a sua bandeira verde, símbolo do compromisso assumido em prol da educação para o desenvolvimento sustentável e do bom trabalho realizado em 2022’23.

Global

O Eco-Escolas é um Programa internacional da Foundation for Environmental Education, presente em 73 países, que se baseia numa metodologia designada de “7 passos”, que incentiva a participação ativa das crianças e dos jovens na tomada de decisões e na implementação das diversas ações, as quais, neste ano, se enquadraram, maioritariamente, em 5 temas: Biodiversidade, Espaços Exteriores, Água, Resíduos e Energia.

A Comunidade Escolar da Serafim Leite agradece a colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de S. João da Madeira na dinamização e concretização do projeto Eco-Escolas e compromete-se a, no presente ano letivo, manter-se empenhada e ativa na promoção da sustentabilidade do Planeta Terra!


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL