No âmbito das disciplinas de Psicologia e de Sociologia, mais precisamente, tendo como foco o tema «Eu e os outros», a professora Fátima Ferraz desafiou a turma do 11.ºG a desenvolver uma atividade de Filosofia para crianças, alusiva ao subtema «Aprender a viver com os outros». A atividade teve como auditório uma turma de 2.º ano, da Escola Básica de Fundo de Vila, orientada pela professora Ana Clara Bernardes. O que se pretendia da turma dinamizadora era desenvolver as competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Os objetivos da sessão foram os seguintes: compreender que a empatia e o respeito mútuo são valores importantes para a vida; aprender a viver com os outros; compreender que não devemos perder a esperança e que não devemos julgar os outros; valorizar a amizade e o espírito de entreajuda e perceber a importância de ajudar os outros.
No final, em forma de síntese da sessão, as crianças completaram a expressão «Viver com os outros é… e surpreendam-se com os vocábulos que as mesmas utilizaram: Amor, Amizade, Alegria, Felicidade… Reconheceram que “viver com os outros é sermos fofinhos e não malvados”.
A turma do 11.ºG avaliou a atividade como inesquecível e enriquecedora, demonstrando entusiasmo e disponibilidade para desenvolver mais atividades de Filosofia para Crianças, nas outras escolas do 1.º ciclo do Agrupamento, caso surgisse, novamente, a oportunidade.
A turma aproveita para agradecer às docentes envolvidas e à Direção da escola, porque reconhece que é no trabalho colaborativo e na vivência de experiências novas que se aprende mais e melhor.