No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, os alunos, nos diversos projetos através dos quais podem revelar a sua voz, continuaram a lutar pela mudança na Educação. Assim, na fase final do ano letivo, os mesmos participaram em diversos eventos como o Congresso Internacional sobre Liderança e Melhoria da Educação, em que tomaram assento os alunos Daniel Pinho, Leonardo Santos e Rafael Andrade na palestra «Autonomia, Liderança e Gestão Democrática», no dia 27 de maio, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Assim, num mundo em constante mudança e sendo a Escola o lugar privilegiado de formação democrática e transformadora das sociedades, esta foi mais oportunidade em que os discentes em causa deram a conhecer a dinâmica da «Voz dos Alunos» no AESL.
Do mesmo modo, os alunos Cláudio Silva, Lara Oliveira e Leonardo Santos participaram, no dia 23 de maio, na sequência da respetiva candidatura, numa das reuniões de dirigentes da Direção-Geral da Educação, argumentando sobre o tema «O Programa de Mentoria na Voz dos Alunos», revelando, igualmente, as suas preocupações enquanto estudantes e propondo melhorias na Educação, tendo divulgado, também, o que fariam caso assumissem o cargo de Ministro da Educação.
Por outro lado, o aluno Cláudio Silva, enquanto representante do AESL na Assembleia Municipal Jovem de S. João da Madeira, participou num encontro do Grupo Estratégico Metropolitano da Juventude (GEMJ), estrutura consultiva da Área Metropolitana do Porto, no dia 11 de junho, que procura contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas intermunicipais da juventude em torno dos temas da Saúde, Educação e Ação Social, em articulação com outras áreas.
Ainda no que toca a práticas educacionais, desenvolvidas em comunidades de aprendizagem, o Agrupamento de Dr. Escolas Serafim Leite marcou presença, mais uma vez, na 11.ª edição do “Open Day – Cimeira das Democracias”, no Instituto de Estudos Políticos, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, sob o tema “Eleições na Europa e no Mundo”, no dia 23 de abril, a par de outras 43 delegações, em que o AESL assumiu o papel de escola embaixadora da Islândia.
Apesar de esta ser, no entender de Maria Castello-Branco, “a geração mais política de sempre”, urge aproximar, ainda mais, os jovens da Democracia e este tem sido, sem dúvida, um caminho calcorreado pelos alunos do AESL. Experiências como estas são indispensáveis, na vida de todos os jovens, mais do que nunca, sendo cada vez mais notória a necessidade de ensinar os alunos a viver seriamente a Política. Afinal, “Politics Matters”!