Trajeto inolvidável por três países da Europa

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, enquanto escola vencedora, ao nível nacional, no âmbito do programa europeu “Euroscola”, ao encontro do tema «Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos», partiu rumo a Estrasburgo, percorrendo três países (Suíça, Alemanha e França), entre os dias 10 e 12 de outubro, em representação da sua Escola, do seu município, do seu distrito e do seu país.

Depois das habituais aventuras aéreas, ainda bem de madrugada, os 24 alunos e as 2 docentes que acompanharam o grupo, Dina Sarabando e Teresa Sousa, chegaram à Suíça, à cidade de Basileia, sentindo, logo, um clima bem mais invernoso. A próxima paragem ocorreu, já, num outro país, a Alemanha, onde todos se regozijaram com as maravilhas que nos iam sendo apresentadas na cidade de Friburgo, tendo todos aproveitado este espaço tão histórico e acolhedor, junto da Catedral de Freiburg de Nossa Senhora, para o almoço do dia.

 

AN Sua

Seguimos, posteriormente, rumo a França, tendo visitado Kaysersberg, nas encostas orientais dos Vosges, e Colmar, uma das mais bonitas cidades francesas, conhecida, devido aos seus canais floridos, por “La Petite Venise”. O primeiro dia terminou já na cidade de Estrasburgo, na região da Alsácia, onde nos acomodámos num espaço bem hospitaleiro. E apagou-se, então, a luz, descansando-se para um novo e longo dia…

No dia 11 de outubro, feriado municipal em S. João da Madeira, à hora prevista, todos os 24 deputados serafinos, trajados a rigor, apanharam o metro rumo ao Parlamento Europeu, ao Edifício Louise Weiss, onde foram recebidos com pompa e circunstância. Após os trâmites de segurança, sentindo-se no ar múltiplas línguas, provenientes de todos os países da União Europeia, os jovens deputados foram encaminhados para o hemiciclo, de acordo com a cor atribuída a cada um. Seguidamente, todos assistiram ao habitual discurso de boas-vindas, a partir de uma mensagem por vídeo da Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola. Posto isto, teve lugar uma sessão de perguntas e respostas, «Ask your Vice-President», dirigida a Sabine Verheyen, a Primeira Vice-Presidente do Parlamento Europeu, na qual brilhou a serafina Victória Cavalcante. Posteriormente, os alunos usufruíram de um «Innovation Lab», subordinado ao tema “PROTECTING DEMOCRACY AND FUNDAMENTAL RIGHTS IN EUROPE”, contando com a presença de Antonio Caiola, que dirige, no Parlamento Europeu, os Serviços Legais. De novo, os serafinos estiveram imperáveis com as suas intervenções, aproveitando, ao máximo, esta oportunidade única (Rita Almeida, Rodrigo Vieira, Isabelle Góes, Diana Tavares e Beatriz Barbosa), apesar de tantos outros, também, o terem tentado.

A parte de tarde foi preenchida com uma simulação do trabalho efetuado pelos membros do Parlamento Europeu cujo enfoque recaiu no tema da Democracia e dos Direitos Fundamentais, assim como com um “workshop” interativo e um debate, ainda no hemiciclo.

O programa deste dia, no Parlamento Europeu, foi sempre moderado por Annette Gerlach e Sven Saekert. Uma das situações mais interessantes do dia prendeu-se com o facto de os Encarregados de Educação dos nossos alunos terem assistido à primeira parte dos trabalhos parlamentares, via “webstreaming”. De realçar que os professores da União Europeia beneficiaram, igualmente, de um programa específico, como uma visita guiada e um “eurogame” entre todos os intervenientes.

Este momento político, durante o qual os nossos deputados aproveitaram para estabelecer contacto com jovens de toda a Europa, teve como apoteose a audição vibrante do hino da União Europeia. Despedidas efetuadas, pusemos, de novo, pés ao caminho em direção ao hotel. Esperava-nos um marco diferente no nosso roteiro: aproveitámos um “pedacinho” da noite para conhecermos mais a cidade de Estrasburgo que nos encantou a todos e que surgia aos nossos olhos como um postal.

O último dia desta aventura foi recheado com uma visita à “La Petite France”, terminando, de novo, em Estrasbugo, junto à imponente Catedral de Notre Dame, calcorreando cada recanto deste lugar tão histórico, procurando cada um sentir-se parte deste universo da Alsácia, que já anunciava a época natalícia, não fosse esta a capital do Natal. Próximo destino: o campo de concentração e a câmara de gás de Natzweiler-Struthof que nos fez, a todos, refletir sobre a desumanidade que, infelizmente, sempre pairou no mar da existência humana.

Após este momento, era chegada a hora de nos deslocarmos para a Suíça, sendo que, por volta das 21h15, já sobrevoávamos os ares rumo ao nosso país. O autocarro, gentilmente cedido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, já nos esperava na parte exterior do aeroporto.

A missão, a que, desde o ano letivo transato, toda a delegação se propôs fora plenamente cumprida! Não posso deixar de agradecer, em primeiro lugar, aos dois verdadeiros heróis, a Beatriz Barbosa e o Rúben Marques, a quem se deve toda esta experiência, assim como à Direção da nossa escola e aos Encarregados de Educação.

Resta-me desejar que este momento permaneça na memória de todos os que abraçaram esta iniciativa e que esta seja o rastilho de grandes transformações.

Dina Sarabando

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL