Entre os dias 24 e 28 de fevereiro de 2025, decorreu, na Torre da Oliva, em São João da Madeira, mais uma edição da Semana UBUNTU, uma iniciativa que visa o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.
O evento, dinamizado por professores da referida escola, previamente capacitados por formação dinamizada pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), conta com a participação de trinta e um alunos do 9.º ao 11.º anos. Ao longo da semana, os estudantes são desafiados a conhecer a filosofia Ubuntu e a trabalhar os cinco pilares subjacentes: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e liderança servidora, através de atividades práticas e momentos de reflexão.
A sessão de abertura contou com a presença da Vereadora da Educação da Câmara Municipal, Irene Guimarães, para além da Presidente do Conselho Geral, Isabel Valente, e a Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Helena Resende, que reforçaram a importância desta iniciativa na formação dos jovens da comunidade.
A Semana UBUNTU, que tem decorrido com grande entusiasmo, por parte dos participantes, permitirá a continuidade das atividades e a disseminação da filosofia UBUNTU entre os alunos e restante comunidade escolar.
Esta experiência, que já demonstrou ter um impacto positivo nos jovens em edições anteriores, continua a afirmar-se como um espaço de aprendizagem e de crescimento pessoal, promovendo uma cultura de entreajuda e liderança baseada em valores humanos.
A equipa formadora agradece à Câmara Municipal e à Direção da escola todo o apoio e colaboração sem o qual seria impossível dar continuidade a este projeto.