AvósNo passado dia 19 de março, decorreu na Serafim Leite "A vinda dos Avós", uma atividade realizada no âmbito do projeto "Energia com Vida", dinamizado pelas turmas do 5ºB, 10ºA, 11ºA e pelas professoras Irene Silva e Cecília Santos.

O projeto "Energia com Vida" oferecia às turmas várias formas de se conectarem a comunidade e dentre as opções oferecidas as três turmas escolheram participar daquela que faria com que os alunos convivessem mais com a parte sênior da população. Para tal, foi organizada "A vinda dos Avós", em que os estudantes foram encorajados a trazerem para escola os seus avós ou na falta destes um idoso, seja ele parente ou pessoa amiga, para um encontro no auditório e um posterior lanche da tarde com a comunidade escolar.

Aproximadamente às 14:30 iniciou-se a atividade no auditório do CMI com a presença das professoras, das turmas e dos cidadãos seniores.

Após um número musical realizado pela turma do quinto ano, os alunos do fizeram algumas perguntas para os idosos.

(P) A sua vida foi muito complicada?

"Ela foi muito complicada, mas sempre fui uma pessoa alegre e apesar das dificuldades consegui criar seis filhos. Passamos fome, trabalhávamos muito. Havia comida para os patrões e pouca para os empregados." (Ilda Miranda da Costa, avó)

(P) O que  significam os netos para si?

"Muito, amo-os a todos. Trazem vida e felicidade para a casa. Todos são muito importantes." (Flora, avó)

(P) Se você escrevesse um livro sobre a sua vida, qual seria o título?

"Tinha muito que falar e dizer. Demasiados momentos marcantes. Cresci numa casa humilde, meu pai era sapateiro e minha mãe teve nove filhos. Comecei a trabalhar antes dos dez anos. Apesar de tudo, éramos felizes. Hoje a juventude não é feliz, estão sempre insatisfeitos com o muito que os pais lhes dão. Tenho a sensação de a minha geração, que foi mais pobre, era mais feliz. A vida agora é mais aberta e, no entanto, tornou-se mais fechada." (Maria Estela, avó)

(P) A vida antigamente era melhor do que agora?

"Penso que não, agora tudo é mais fácil. As coisas estão melhores agora, mas vocês ainda querem mais." (Manuel Silva, avô)

(P) Se tivesse um super poder, qual seria?

"Que os meus netos tivessem saúde e alegria." (Cristina, avó)

(P) O que entendes por paz?

É algo que começa em nós, depois na família. Temos de compartilhá-la com quem está perto. Filhos, netos e depois a espalhamos. (Flora, avó)

 

Logo após as questões, a turma do décimo primeiro ano apresentou dois números de dança, seguida pela interpretação da música "Virtudes e Defeitos" do Mundo Segundo. Também houve a leitura de um poema escrito por um dos alunos do décimo ano, Rúben Lôpo, dirigido à sua avó.

A reunião no auditório foi encerrada por uma intervenção da professora Cecília Santos, onde foi ressaltada a importância que os idosos têm na sociedade e que "os adultos contam com a vossa força, esperança e sabedoria para que eles [os jovens] cresçam e se tornem bons cidadãos." Na saída foram distribuídas pequenas lembranças feitas pelos alunos.

Seguidamente, aqueles que estavam envolvidos na atividade dirigiram-se para a cantina, onde os alunos previamente haviam organizado um lanche.

Entre pipocas, bolachas e sumos, inquirimos sobre a experiência aos mais velhos. "Gostaria de voltar aqui. É bom conviver mais com os jovens. Hoje em dia os avós têm mais tempo para os netos e bisnetos do que para os próprios filhos" comentou a senhora Maria Rosa Reis Almeida, que veio para a atividade como uma pessoa amiga.

A senhora Maria Estela, avó de uma das alunas disse que "Fiquei muito feliz quando a minha neta me convidou para vir cá. [...] Deveriam ser feitas mais atividades do género na escola, para aproximar os mais jovens e os mais velhos."

"Os jovens têm de aprender mais, é bom para eles. Hoje em dia os avós se preocupam mais. Os netos devem ter o seu apoio para crescerem." Respondeu o senhor Fernando Pinho Silva, avô de uma aluna do quinto ano.

O lanche serviu como forma de agradecimento pela presença dos mais velhos e encerrou a atividade.

Para finalizar, gostaríamos de relembrar que os idosos são os pilares da nossa sociedade, e que contribuem para ela com a sua sabedoria e com o seu conhecimento, ajudando a moldar os líderes de amanhã e esperamos que esta atividade tenha mostrado aos alunos da Serafim Leite que os seus avós são de suma importância.

"Não te peço uma rosa

Porque não tenho jardim,

Mas peço sempre ao meu neto

Que nunca se esqueça de mim."

Ilda Miranda da Costa


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL