Sabendo que o ano 2015 é o ano Internacional da Luz, o Agrupamento escolheu, como base, o prisma triangular que possibilita a reflexão da Luz.
Os trajes foram diferenciados: as raparigas iam de branco para representar a Luz e os rapazes iam de verde para representar a cor da escola. Usando também como fonte de inspiração o Ano Internacional da Luz, as raparigas levaram, nas costas, arcos de metal com fitas cruzadas de tecido, seguindo a ordem das cores do arco-íris. Na maquilhagem das raparigas foram usadas purpurinas, tendo como objetivo o maior realce cenográfico. Os trajes dos alunos dos jardins-de-infância e das Escolas Básicas representavam as várias cores em que se decompõe a luz.
A turma responsável pela organização e conceção do desfile do Carnaval foi o 10ºE (Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico), sob a orientação dos professores de componente técnica. As turmas 11ºE e 12ºF também colaboraram em diferentes tarefas, bem como a assistente operacional Catarina Louro. Participaram ainda os alunos dos cursos profissionais de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos (10ºG e 11ºG), de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando (12º D) e de Técnico de Mecatrónica (12ºE), na montagem e manuseamento dos prismas, também sob orientação dos respetivos docentes. A coreografia foi concebida pela professora Ana Carvalho; o prof. Filipe Rosário tratou da segurança na colocação das alunas nos prismas.
O trabalho iniciou-se no início do segundo período. Os alunos ajudaram na aplicação das fitas nos arcos, completando 400 em apenas uma semana e meia. Nas últimas semanas foi um trabalho de sol a sol.
Participaram no desfile cerca de 800 alunos.
Joana Soares 10ºE
Fotos: Celestino Pinheiro e Raquel Moreira