Decorrida a 8.ª edição do Festival de Teatro de São João da Madeira, a parceria na organização deste evento, Projecto "Espaço Aberto", do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, e Câmara Municipal de São João da Madeira, faz um balanço positivo desta edição, quer sob o ponto de vista do cumprimento de objectivos traçados, quer no que toca ao plano do público que assistiu ao Festival. Assim:
- O palco desta edição do Festival tornou-se maior. Ao ter lugar na Casa da Criatividade e nos Paços da Cultura, os grupos amadores intervenientes puderam desafiar-se perante os recursos humanos e materiais agora disponíveis, potenciando as respectivas produções, como que num sentido de recomeço e redescoberta internos. A sua atitude, perante as possibilidades, traduziu-se positivamente, por exemplo, ao nível cenográfico (luzes, adereços, ...) e de abordagens manifestadas num repertório pertinente de actualidade acerca dos sentimentos e do estado do mundo. Desta forma, estes grupos deram prova de um forte dinamismo e de uma vivacidade espantosa, mostrando que o teatro amador local goza "de boa saúde".
-O número de ingressos emitidos rondou os 3400, representando cerca de 80% da lotação disponível para o Festival. O público, sanjoanense e claramente também oriundo de outras localidades, continuou a dar razão de ser ao Festival, apoiando cada grupo com as estimulante e apoiante presença. Torna-se evidente que o Festival já tem frequentadores fiéis e vai-se acrescentado de novos públicos a cada ano que passa. Para a parceria "Espaço Aberto" e Câmara Municipal de São João da Madeira, o intenso trabalho de organização do Festival também foi compensado por esta imensa e gratificante resposta do público.
Perante estes factos, pode referir-se que, conjuntamente, os grupos profissionais, os grupos amadores, escolares e de diversas associações culturais locais e extra-concelhias, e o público afirmaram que o teatro é uma área cultural vital em São João da Madeira, contribuindo para a realização da própria comunidade, e que, nesta, o Festival de Teatro é um evento de democratização cultural, permitindo a muitos descobrir que gostam de teatro, onde as pessoas sentem que o teatro é delas e para elas.
Durante o Festival, várias foram as vozes que aludiram a uma próxima edição, sinal de que o evento marca o dinamismo da vida cultural sanjoanense, estando para lá de uma mera sucessão de espectáculos. Considerando a organização que o Festival tornou-se uma possibilidade de manifestação desse estado de espírito, dessa emoção colectiva, deixou no ar que "o espectáculo continua".