Decorreu, na tarde do dia 9 de julho, no auditório do CMI, o ato de tomada de posse da nova diretora do Agrupamento de Escolas Serafim Leite, professora Anabela Brandão. A sessão foi dirigida pelo presidente do Conselho Geral, professor Pedro Gual, e teve a presença de todos os membros deste órgão, ao qual coube a responsabilidade da eleição da nova diretora, bem como de muitos membros da comunidade educativa.
O professor Pedro Gual, num breve improviso, fez referência aos três aspetos que seriam de destacar neste ato: em primeiro lugar, saudou os membros do Conselho geral, em particular a comissão que teve a seu cargo a análise das candidaturas, responsável por um trabalho intenso e empenhado; seguidamente, teceu palavras de apreço para com a diretora cessante, professora Irene Guimarães, em particular em relação à forma como batalhou pela constituição do agrupamento de escolas e pelos resultados obtidos em muitas áreas, nomeadamente na obtenção de prémios locais e nacionais por parte de alunos da escola; em terceiro lugar, felicitou a diretora eleita, professora Anabela Brandão, a quem competirá enfrentar tempos complicados a vários níveis, salientando que, com a união e o apoio de alunos, professores e funcionários, "dos melhores que existem", o Agrupamento conseguirá vencer todas as dificuldades.
As palavras da nova diretora
Usou seguidamente da palavra a diretora Anabela Brandão que evocou o historial da escola e o que ela representa em termos de património local, uma escola que se soube adaptar e enfrentar desafios e que as pessoas, quando envolvidas, "sentem como se fosse a sua segunda casa". Falou seguidamente da sua experiência de professora nos quatro anos anteriores, "vou ter saudades dos meus alunos, porque eles são maravilhosos e têm capacidade para fazer sempre mais e melhor; em última analise são sempre eles que nos fazem sentir que valeu a pena". Seguidamente referiu um desafio premente: a adaptação das escolas a essa realidade nova que é o Agrupamento, em particular para a escola sede. "Peço que se unam a nós, para que os nossos alunos atinjam os seus objetivos. Envolvam-se!".
Seguidamente, a nova diretora apresentou a sua equipa, que fica assim constituída:
Subdiretor – Professor Luís Pereira; Adjuntos da diretora: educadora Mirna Bernardo (Pré-escola e 1º ciclo); professora Cristina Tavares (2º e 3º ciclos); professora Helena Resende (secundário e cursos profissionais).
O testemunho dos alunos
A sessão terminou com duas intervenções de alunos da professora Anabela: em primeiro lugar, a coreografia "Fado" interpretada por alunas do 9ºB, articulado de dança, Inês Correia, a Inês Brandão, a Maria Eduarda Santos e a Márcia Teixeira. e, depois, o Samuel Tavares (10ºA) que, de improviso, falou da sua experiência de aluno da professora Anabela "competente, incansável, divertida, adepta das novas tecnologias" e a Ana Lúcia (12ºC) que realçou o seu gosto pela matemática e o seu dinamismo, formulando votos para que este "contagie a escola".
A sessão terminou com um "Porto de honra" servido no átrio do auditório, momento que os presentes aproveitaram para trocar impressões, conviver e felicitar a nova diretora e a sua equipa.
Um voto especial
O Agora Nós formula um voto particular de sucesso à professora Anabela Brandão nas suas novas funções. Em primeiro lugar, porque o seu sucesso e o sucesso da escola estarão, a partir de agora e durante quatro anos, indelevelmente unidos. Em segundo lugar, porque a professora Anabela Brandão faz parte do núcleo de docentes entusiastas deste projeto que se chama "Agora Nós"; foi uma das grandes obreiras dos anteriores e do atual formato e esteve, até ao início do presente ano letivo, na coordenação técnica do projeto. Por isso, e como gesto simbólico, recuperámos para o logótipo desta notícia a foto que, durante muito tempo, fez parte do rodapé do nosso jornal. Bom trabalho, Anabela!