A jornalista Alexandra Borges, da TVI, promoveu, no dia 19 de maio, no auditório do Agrupamento de Escolas Serafim Leite, duas sessões de esclarecimento e angariação de fundos para a ONG "Filhos do Coração", cujo principal objetivo é o resgate e a proteção das crianças escravas do Gana. As sessões decorreram às 14.30 e às 15.30 e, apesar de ser um domingo, mais de duas centenas de pessoas compareceram na escola para se inteirarem e solidarizarem com o drama daquelas crianças.
A ideia de apoiar este projeto surgiu na Escola Serafim Leite, pelas mãos da professora Cláudia Proença que, após ver a referida reportagem, mobilizou os seus alunos, em particular os do 11ºI, e também professores, para se juntarem a esta causa. Esse facto foi também salientado pela diretora da escola, professora Irene Guimarães, que realçou o facto de o princípio da solidariedade estar inscrito no projeto Educativo do Agrupamento e de esta ação ser plenamente justificada, em todas as suas vertentes. Esse facto ficou patente na assinatura de um Protocolo de Cooperação entre o agrupamento e a ONG, que se materializará certamente em novas ações.
No início das sessões foi lida a biografia da jornalista, já com vasto currículo pessoal e profissional, a que ela juntaria mais um dado, "também sou mãe de dois filhos e valorizo de forma muito particular o drama destas crianças." Nas suas intervenções, a jornalista Alexandra Borges relatou a situação dramática com que se deparou no Gana, ao fazer uma reportagem que lhe fora sugerida por um artigo publicado num jornal internacional de referência. As crianças são compradas no sul do Gana, por traficantes que as levam depois para a zona do Lago Volta, onde são escravizadas por pescadores sem escrúpulos que as exploram e maltratam. A ação da ONG consiste em resgatar essas crianças, colocando-as depois num dos três orfanatos que a organização possui e onde se encontram já protegidas 93 crianças. Um dos meios de angariação de fundos é a venda do livro e do CD "FILHOS DO CORAÇÃO", bem como de outro material de divulgação. A jornalista insurgiu-se também, com veemência, contra uma espécie de "pacto de silêncio" que envolve esta realidade e que urge romper de todas as formas possíveis, nomeadamente enviando cartas e mensagens ao governo do Gana e a outras instâncias internacionais.
Em traços gerais, a Associação "Filhos do coração" é uma IPSS/ONGD e tem como objetivo principal, através de ações desenvolvidas em Portugal e nos países em vias de desenvolvimento, prosseguir fins de ação social, cívica e educacional que visem a denúncia e consciencialização para a violação dos direitos humanos e dos direitos das crianças junto da opinião pública em geral e das crianças e jovens em particular com vista à promoção de um crescimento equilibrado, estruturado, integrado e socialmente responsável.
Escreva e proteste para os seguintes contactos
In the Republic of Ghana, children of ages 3 and 4 years that are sold by their parents, for less than 30 euros, to traffickers who resell them to be enslaved by fishermen in Lake Volta, the largest artificial lake in the world. These children work 14h/day, 7 days a week, rain or shine, whether or not sick, in exchange for a plate of cassava. They are known as Kobies and Kofies and were sold unaware of their age and identity. Some drown in the lake because they cannot swim, others are killed by fishermen that throw them live to Crocodiles.
Please join us to help these children! Thank you.