Pelas oito e meia da manhã, à hora em que nos outros dias toca a campainha para o início das aulas, já se viam vagueando pelo recinto da escola alguns dispersos flocos de neve. E também alguns esquimós, mais raros estes. Das ruas circundantes iam-se aproximando flocos mais pequenos, uns ainda por branquear, outros já esplendorosos na sua alvura. E assim se foi formando um grande glaciar, feito de mais de oitocentos flocos, o mesmo glaciar que depois deslizou pelas ruas da cidade, cativando e aquecendo os que o viam passar.

A maior diferença deste glaciar, em relação aos outros, era a sua temperatura – este era um glaciar quente de animação, quente de entusiasmo, quente de dedicação. Porque foi dessas matérias que se fez a neve, que se fez o globo terrestre com a calote polar, recuperado do Natal recente, e ainda o carro alegórico transportando um ninho de flocos e de esquimós. E, no fim, foi ainda esse calor que trouxe da escola a Rainha das Neves, no seu trenó puxado por negros cavalos frísios.

Este ano, o Carnaval das escolas era feito de água, para lembrar que esse líquido, tantas vezes incómodo pelo excesso, e outras tantas pela escassez, é um elemento essencial à vida. Os gregos antigos colocaram-no entre os quatro elementos primordiais do planeta e descobriram também os três estados da sua metamorfose: o líquido, o sólido e o gasoso. O Agrupamento de Escolas de Serafim Leite optou pelo estado sólido: o gelo, evocando o tema candente da preservação dos glaciares. E conseguiu mobilizar nessa tarefa as três escolas que o compõem, juntando desde os floquinhos da pré-primária até aos esquimós do secundário, sem esquecer professores e educadoras, assistentes técnicos e operacionais, porque era já essa a tradição da escola antes de ser agrupamento.

A corrente chegou intacta e sólida ao estádio Conde Dias Garcia, mostrando que também do calor se pode fazer um glaciar.

Na saída

http://www.boncko.it&tilt=3" width="500" height="400" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" align="r">

Ficha técnica

Tema: Preservação dos glaciares.

Figuras: Meninos: esquimós; meninas: flocos de neve.

Organização: Ângela Resende, Belisa Rodrigues e Helena Resende.

Colaboradores: Sr. Alfredo, D. Catarina, Sr. Manuel, Sr. Melo e Sr. Rodrigo. Da Associação de Pais: D. Adelaide e Sr. Vítor.

Carros:

- Carro alegórico da Bola de Neve - reutilização do elemento principal da decoração da rotunda de Natal

- Carro alegórico transportando os mais pequeninos;

- Carruagem puxada a Cavalos Pretos da Rainha das Neves (final do desfile):

Coreografia: Filipe Rosário e Adriana Costa

Participantes: Cerca de 800 alunos, professores, educadoras e assistentes técnicos e operacionais.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL