DIA DO DIPLOMA – SOLENIDADE A DOIS TEMPOS.

O dia 30 de setembro foi um dia diferente na Serafim Leite. A tradição do Dia do Diploma recaiu este ano naquela data.

É essa a oportunidade de se entregarem os diplomas aos alunos que finalizaram os seus cursos no ano letivo anterior e é também este o dia em que se outorgam os diplomas de mérito e honra aos alunos de todos os anos de escolaridade que se destacaram nos seus estudos, ou na forma como encaram a sua vida nesta escola.

 Como o Auditório do CMI se começa a revelar pequeno para tanta gente, a direção da escola resolveu, este ano, realizar a cerimónia em dois momentos diferentes. Assim, pelas 18.30 foram entregues os Diplomas de Mérito e Honra e os diplomas aos alunos estrangeiros que fizeram na nossa Escola o curso de “Português Para Todos”. À noite foram entregues os diplomas aos finalistas e o prémio aos dois melhores alunos, em cerimónia apenas dedicada a esses efeitos. O Projeto TV Serafim, apoiado nos alunos e professores do 11ºI, Curso Profissional de Audiovisuais, montou um ecrã gigante na parte exterior do CMI, o que permitiu aos alunos e seus familiares irem acompanhando as cerimónias, enquanto aguardavam o seu momento de entrada na sala. Além disso, uma equipa, constituída por docentes e pelos alunos do 12º H, encarregava-se de ir organizando as entradas e de dar cumprimento aos atos previstos.

Ambas as cerimónias tiveram a apresentação das professoras Teresa Margarida Costa e Celina Correia que foram anunciando os intervenientes e dando cumprimento ao plano previamente estabelecido.

ENTREGA DOS DIPLOMAS DE MÉRITO E HONRA

Os primeiros a passar pelo palco foram os elementos do Coro Canto Novo, constituído por atuais e antigos alunos, professores e funcionários que cantaram o “Hino da Escola – A voz do futuro”.

Numa breve alocução, a diretora da Escola, professora Irene Guimarães, realçou a importância de se valorizar o mérito, pois, para além de isso representar um prémio para os que tinham conseguido melhores resultados, era um estímulo para que os restantes os tentassem obter. No mesmo sentido veio o discurso da Presidente do Conselho de Escola, professora Isabel Fontoura, que apresentou também o órgão a que preside, “aquele que representa todos os sectores da escola”.

Os dois momentos seguintes foram dedicados à música e à poesia: primeiro uma peça de violino executada pela Ana Raquel Almeida, uma antiga aluna da Escola, e dois poemas ditos pelo professor Celestino Pinheiro, um de Sophia de Mello Breyner e outro de Carlos Drumond de Andrade.

Chegado o momento principal da cerimónia, foram sendo chamados ao palco as duas alunas que receberam os diplomas de honra e os 53 alunos do quadro de mérito e que enumeramos na parte final desta notícia.

Seguidamente, os professores que lecionaram as três turmas de imigrantes - “Português Para Todos – Nível A1-A2” - e a subdiretora da escola, professora Alexandra Pinto, procederam à entrega dos respetivos diplomas. Concluíram este curso alunos de oito nacionalidades diferentes; alguns deles prosseguirão este ano os seus estudos no nível de aprendizagem seguinte, B1/B2.

Terminava assim esta parte da cerimónia, num clima de confraternização e de satisfação, condizente com aquilo que é timbre do nosso Projeto Educativo: uma escola inclusiva onde se valoriza o mérito e o esforço dos que nela desempenham as diferentes funções de que estão incumbidos. 

http://www.boncko.it&tilt=3" width="500" height="400" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" align="r">

 

Fotos: Ana Vanessa, Ricardo Ferreira, Nuno Silva (11ºI)

ENTREGA DOS DIPLOMAS DE FINALISTAS E DOS PRÉMIOS AOS DOIS MELHORES ALUNOS

A cerimónia da noite dizia respeito apenas à entrega de diplomas de finalistas e aos prémios aos dois melhores alunos da escola – Cursos Científico-humanísticos e Cursos Profissionais.

Tal como à tarde, a cerimónia começou com o Coro Canto Novo a interpretar o Hino da Escola. No seu discurso, a diretora, Professora Irene Guimarães, pôs a tónica no facto de esta escola ter a enorme capacidade de “deixar marcas” naqueles que a frequentam, realidade bem evidente na presença de vários antigos alunos, professores e funcionários. Seguidamente, desejou a todos os alunos que concluíram estudos no ano letivo transato, as maiores felicidades na sua vida académica ou profissional, mas “quando quiserem, voltem à Serafim Leite! Serão sempre bem vindos.”

Vieram no mesmo sentido as palavras da Professora Isabel Fontoura, presidente do Conselho Geral, que explicou também a composição e a função do órgão a que preside: “é nele que estão representados todos os atores do processo educativo, desde os pais, à autarquia”.

Usou seguidamente da palavra o Presidente da Câmara, Dr. Castro Almeida, que, entre vários temas abordados, salientou a importância que tem que se dar à educação e ao mérito, porque só assim o país poderá sair da crise em que se encontra. Apelou ao estudo afincado dos que ficam e dos que partem, pois só com trabalho se consegue obter sucesso.

A partir daí, a cerimónia voltou a contar com dois momentos de poesia e música, neste caso interpretada pelo aluno Tiago Oliveira, em representação da Academia de Música, que, numa curiosa interpretação, foi “reduzindo” o seu clarinete à expressão mais simples, até voltar a colocar na caixa a boquilha com que terminou a sua atuação. Muitos aplausos para esta forma original de fazer música e também de fazer um pouco de pedagogia acerca da composição do clarinete.

Seguiu-se a chamada ao palco das turmas do ensino noturno (EFA e ERUC) e do ensino diurno, sempre acompanhadas de música de fundo, de aplausos e, aqui e além, de uma ou outra lágrima furtiva ou de um abraço mais apertado. A acompanhar os antigos alunos vinha, normalmente, o mediador, o coordenador ou o diretor de turma.

O último momento da noite foi a entrega dos Prémios de Melhor Aluno. Foi a diretora da escola que se encarregou do ato, chamando ao palco as alunas Rita Coelho Bastos e Beatriz Jorge Claro Constantino, respetivamente do Cursos Científico-humanísticos e dos Cursos profissionais. Em breves palavras a diretora defendeu, mais uma vez, a ideia da importância de se incentivarem e premiarem os alunos através deste tipo de iniciativas. Devido às alterações ocorridas na atribuição dos prémios, a escola assumiu esse encargo e essa responsabilidade, entregando, às alunas em causa, um cheque-livro no valor de 100€. O ato da entrega foi sublinhado com uma calorosa salva de palmas por parte da plateia.

http://www.boncko.it&tilt=3" width="500" height="400" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" align="r">

Fotos: Ana Vanessa, Ricardo Ferreira, Nuno Silva (11ºI)

Convite do “Agora Nós”

 O “Agora Nós” junta o seu voto a todos os que foram anteriormente formulados, no sentido de desejar aos nossos finalistas, as maiores felicidades no prosseguimento da sua vida académica ou profissional e, a talhe de foice, aproveita para lhes lembrar que, aqui neste sítio do mundo virtual, encontrarão sempre notícias fresquinhas da sua Serafim Leite e uma permanente oportunidade de colaboração. Felicidades! Deem notícias sempre que quiserem!

  QUADRO DE HONRA

Maria Beatriz Pinho – 8.º B
Ana Lúcia Rocha – 10.º C

QUADRO DE MÉRITO

Alunos de Cursos Profissionais

Ana Raquel Fevereiro 12.º D
Beatriz Jorge Constantino   12.º J
Bruno Daniel Azevedo 12.º F
Elísio Pinheiro 11.º C
Linda Tavares 11.º G
André Ricardo Pinho Almeida 11.º E
Paulo Emanuel Cardoso 12.º D

Ensino Básico

7.º A 
Alexandre Santos
Ana Margarida Marques
Francisco Oliveira Vicente Barbosa
7.º B
Cátia Santos
Fábio Gonçalves
Gonçalo Pinho
Joana Azinheira

7.º C
Catarina Silva
Francisca Tavares
Francisco Moreira
Mara Costa
Rafael Costa
8.º A
Ana Margarida Brandão
8º B
Bruno Silva
Samuel Tavares
8.º C
Cláudia Azinheira
Mariana Teixeira
9.º A
Frederico Alves
Isabel Domingues
9.º B
Daniela Santos
Inês Neto
Leila Azevedo
9.º C
Cristina Furtado
Maria Inês Santos

Ensino Secundário Regular

10.º A
Ana Filipa Gual
Ana Marcela Castro
Inês Azevedo
João Almeida
Mariana Conceição
Raquel Teixeira
Tiago Silva
Verónica Belchior
10.º B
Cristiana Oliveira
10.º C
Ana Lúcia Rocha
Ana Rita Duarte
11.º A
Serafim Marques
12.º A
Cátia Carvalho
Daniela Rebelo
Tiago Vaz
12.º B
Diana Miller
José Pedro Amorim
12.º C
Jéssica Correia
Joana Vieira
Rita Bastos
Vera Alvesv

Blogue da Biblioteca Escolar

  • Aproveitar as férias para ler

    Jul 25, 2022

    Aproveitar as férias para ler Os leitores do AESL aproveitam as férias para fazer o que mais gostam – ler, ler, ler… O 3.ºA da EB do Parque dá o exemplo! Ler em todo lado, em qualquer altura… em família, claro! Acessos: 53

  • Ler em Família

    Jul 10, 2022

    Ler em Família No AESL lemos em família. Eis uma pequena mostra desta leitura de famílias fantásticas e de leitores a tempo inteiro. Ler é espetacular ! Ler em família é simplesmente MARAVILHOSO!!! Acessos: 29

  • Feira do Livro na Praça Luís Ribeiro

    Jul 7, 2022

    Feira do Livro na Praça Luís Ribeiro Aviso para todos os amantes de livros (ou seja, todos nós!!!):Dias 8, 9 e 10 de julho, na Praça Luís Ribeiro, vai ser realizada uma mega Feira do Livro! Com um programa variado e atividades para todas as idades! Sem[…]

  • O Fogo de Prometeu

    Jul 2, 2022

    O Fogo de Prometeu Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/fogodeprometeu2022.html Acessos: 5

  • Ler + Mar

    Jul 2, 2022

    Ler + Mar Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaismar2022.html Acessos: 3

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL