DIA DO DIPLOMA – SOLENIDADE A DOIS TEMPOS.
O dia 30 de setembro foi um dia diferente na Serafim Leite. A tradição do Dia do Diploma recaiu este ano naquela data.
É essa a oportunidade de se entregarem os diplomas aos alunos que finalizaram os seus cursos no ano letivo anterior e é também este o dia em que se outorgam os diplomas de mérito e honra aos alunos de todos os anos de escolaridade que se destacaram nos seus estudos, ou na forma como encaram a sua vida nesta escola.
Como o Auditório do CMI se começa a revelar pequeno para tanta gente, a direção da escola resolveu, este ano, realizar a cerimónia em dois momentos diferentes. Assim, pelas 18.30 foram entregues os Diplomas de Mérito e Honra e os diplomas aos alunos estrangeiros que fizeram na nossa Escola o curso de “Português Para Todos”. À noite foram entregues os diplomas aos finalistas e o prémio aos dois melhores alunos, em cerimónia apenas dedicada a esses efeitos. O Projeto TV Serafim, apoiado nos alunos e professores do 11ºI, Curso Profissional de Audiovisuais, montou um ecrã gigante na parte exterior do CMI, o que permitiu aos alunos e seus familiares irem acompanhando as cerimónias, enquanto aguardavam o seu momento de entrada na sala. Além disso, uma equipa, constituída por docentes e pelos alunos do 12º H, encarregava-se de ir organizando as entradas e de dar cumprimento aos atos previstos.
Ambas as cerimónias tiveram a apresentação das professoras Teresa Margarida Costa e Celina Correia que foram anunciando os intervenientes e dando cumprimento ao plano previamente estabelecido.
ENTREGA DOS DIPLOMAS DE MÉRITO E HONRA
Os primeiros a passar pelo palco foram os elementos do Coro Canto Novo, constituído por atuais e antigos alunos, professores e funcionários que cantaram o “Hino da Escola – A voz do futuro”.
Numa breve alocução, a diretora da Escola, professora Irene Guimarães, realçou a importância de se valorizar o mérito, pois, para além de isso representar um prémio para os que tinham conseguido melhores resultados, era um estímulo para que os restantes os tentassem obter. No mesmo sentido veio o discurso da Presidente do Conselho de Escola, professora Isabel Fontoura, que apresentou também o órgão a que preside, “aquele que representa todos os sectores da escola”.
Os dois momentos seguintes foram dedicados à música e à poesia: primeiro uma peça de violino executada pela Ana Raquel Almeida, uma antiga aluna da Escola, e dois poemas ditos pelo professor Celestino Pinheiro, um de Sophia de Mello Breyner e outro de Carlos Drumond de Andrade.
Chegado o momento principal da cerimónia, foram sendo chamados ao palco as duas alunas que receberam os diplomas de honra e os 53 alunos do quadro de mérito e que enumeramos na parte final desta notícia.
Seguidamente, os professores que lecionaram as três turmas de imigrantes - “Português Para Todos – Nível A1-A2” - e a subdiretora da escola, professora Alexandra Pinto, procederam à entrega dos respetivos diplomas. Concluíram este curso alunos de oito nacionalidades diferentes; alguns deles prosseguirão este ano os seus estudos no nível de aprendizagem seguinte, B1/B2.
Terminava assim esta parte da cerimónia, num clima de confraternização e de satisfação, condizente com aquilo que é timbre do nosso Projeto Educativo: uma escola inclusiva onde se valoriza o mérito e o esforço dos que nela desempenham as diferentes funções de que estão incumbidos.
Fotos: Ana Vanessa, Ricardo Ferreira, Nuno Silva (11ºI)
ENTREGA DOS DIPLOMAS DE FINALISTAS E DOS PRÉMIOS AOS DOIS MELHORES ALUNOS
A cerimónia da noite dizia respeito apenas à entrega de diplomas de finalistas e aos prémios aos dois melhores alunos da escola – Cursos Científico-humanísticos e Cursos Profissionais.
Tal como à tarde, a cerimónia começou com o Coro Canto Novo a interpretar o Hino da Escola. No seu discurso, a diretora, Professora Irene Guimarães, pôs a tónica no facto de esta escola ter a enorme capacidade de “deixar marcas” naqueles que a frequentam, realidade bem evidente na presença de vários antigos alunos, professores e funcionários. Seguidamente, desejou a todos os alunos que concluíram estudos no ano letivo transato, as maiores felicidades na sua vida académica ou profissional, mas “quando quiserem, voltem à Serafim Leite! Serão sempre bem vindos.”
Vieram no mesmo sentido as palavras da Professora Isabel Fontoura, presidente do Conselho Geral, que explicou também a composição e a função do órgão a que preside: “é nele que estão representados todos os atores do processo educativo, desde os pais, à autarquia”.
Usou seguidamente da palavra o Presidente da Câmara, Dr. Castro Almeida, que, entre vários temas abordados, salientou a importância que tem que se dar à educação e ao mérito, porque só assim o país poderá sair da crise em que se encontra. Apelou ao estudo afincado dos que ficam e dos que partem, pois só com trabalho se consegue obter sucesso.
A partir daí, a cerimónia voltou a contar com dois momentos de poesia e música, neste caso interpretada pelo aluno Tiago Oliveira, em representação da Academia de Música, que, numa curiosa interpretação, foi “reduzindo” o seu clarinete à expressão mais simples, até voltar a colocar na caixa a boquilha com que terminou a sua atuação. Muitos aplausos para esta forma original de fazer música e também de fazer um pouco de pedagogia acerca da composição do clarinete.
Seguiu-se a chamada ao palco das turmas do ensino noturno (EFA e ERUC) e do ensino diurno, sempre acompanhadas de música de fundo, de aplausos e, aqui e além, de uma ou outra lágrima furtiva ou de um abraço mais apertado. A acompanhar os antigos alunos vinha, normalmente, o mediador, o coordenador ou o diretor de turma.
O último momento da noite foi a entrega dos Prémios de Melhor Aluno. Foi a diretora da escola que se encarregou do ato, chamando ao palco as alunas Rita Coelho Bastos e Beatriz Jorge Claro Constantino, respetivamente do Cursos Científico-humanísticos e dos Cursos profissionais. Em breves palavras a diretora defendeu, mais uma vez, a ideia da importância de se incentivarem e premiarem os alunos através deste tipo de iniciativas. Devido às alterações ocorridas na atribuição dos prémios, a escola assumiu esse encargo e essa responsabilidade, entregando, às alunas em causa, um cheque-livro no valor de 100€. O ato da entrega foi sublinhado com uma calorosa salva de palmas por parte da plateia.
Fotos: Ana Vanessa, Ricardo Ferreira, Nuno Silva (11ºI)
Convite do “Agora Nós”
O “Agora Nós” junta o seu voto a todos os que foram anteriormente formulados, no sentido de desejar aos nossos finalistas, as maiores felicidades no prosseguimento da sua vida académica ou profissional e, a talhe de foice, aproveita para lhes lembrar que, aqui neste sítio do mundo virtual, encontrarão sempre notícias fresquinhas da sua Serafim Leite e uma permanente oportunidade de colaboração. Felicidades! Deem notícias sempre que quiserem!
QUADRO DE HONRA
Maria Beatriz Pinho – 8.º B QUADRO DE MÉRITO Alunos de Cursos Profissionais Ana Raquel Fevereiro 12.º D Ensino Básico 7.º A 7.º C Ensino Secundário Regular 10.º AAna Filipa Gual Ana Marcela Castro Inês Azevedo João Almeida Mariana Conceição Raquel Teixeira Tiago Silva Verónica Belchior 10.º B Cristiana Oliveira 10.º C Ana Lúcia Rocha Ana Rita Duarte 11.º A Serafim Marques 12.º A Cátia Carvalho Daniela Rebelo Tiago Vaz 12.º B Diana Miller José Pedro Amorim 12.º C Jéssica Correia Joana Vieira Rita Bastos Vera Alvesv |