A Marcha da Serafim
Vai real no seu marchar
Leva à frente três rainhas
E faz inveja ao luar.
À frente, para mostrar que era real o grupo desfilante, as nossas três rainhas distribuíam sorrisos, crachás e flores com quadras serafínicas. Mais atrás, arcos com bolas e flores iluminadas, a lembrar S. João e os seus balões. Avenida acima, setenta voluntários davam vida e movimento à música que saltava dos altifalantes. Foi assim....a "Marcha da Serafim".
Horas antes do desfile, as oficinas pareciam uma mesquita. Pelo chão, meticulosamente enfileirados, dezenas de chinelos aguardavam os pés saltitantes dos vindouros participantes: brancos para as meninas, pretos para os rapazes. Nas salas, professores e alunos organizadores davam os últimos retoques aos arcos e às fatiotas dos marchantes. Daí a umas horas, o sossego calmo do fim de tarde daria lugar à azáfama que antecede a partida: distribuir o material, fazer as pinturas faciais, acertar pormenores... Perturbado, apenas o casal de morcegos com morada permanente nas frinchas do edifício das oficinas que, segundo os humanos habitantes daquela zona, "costuma dar sorte ao pessoal".
Mais tarde, no ginásio, afinaram-se os passes com as músicas, confirmaram-se pares, combinaram-se os últimos pormenores dançantes. Depois foi a marcha-forçada até ao ao local do desfile, onde os nossos dançarinos animaram a noite com a sua bonita coreografia, cheia de entusiasmo e de brio. Na frente, as três rainhas, as auxiliares Filipa, Neusa e Ana Isabel, davam um "ar de sambódromo" ao desfile; mais atrás, os cerca de setenta figurantes provavam que esta escola não costuma deixar os seus créditos por mãos alheias.
Para que fique registado, preto no branco, que uma realização destas só pode ser fruto de muito trabalho, de muitas boas-vontades e de muita colaboração, fica, em baixo, o registo dos que, em maior ou menor grau, contribuíram para que o quarto minguante, fosse substituído pela lua cheia dos nossos arcos. Afinal, os morcegos deram mesmo sorte!
Fotos: Ana Vanessa | Carla Valente | Nuno Silva (10ºI)
Texto: Celestino Pinheiro
A MARCHA EM IMAGENS
A EQUIPA
Turmas responsáveis: 11ºG e 12ºH – Curso Profissional Técnico de Design Gráfico
Professora responsável: Sónia Catarino
Equipa responsável:
Celeste Cerqueira
Gabriela França
Manuel Fonseca
Coreografia e ensaios: Profª Adriana Costa, de Educação Física
Professores colaboradores:
Ângela Resende
Belisa Rodrigues
Fernando Rocha
Helena Resende
Hugo Peixoto
Rita Barroso
Susana Carvalho
Funcionárias colaboradoras:
D. Catarina Serreira
D. Palmira Torres
Assistentes operacionais (figurantes):
D. Ana Filipa, D. Ana Isabel, D. Carla; D. Filipa, D. Maria Arminda, D. Maria Rosa, D. Nilza e D. Patrícia.
Alunos desfilantes E COLABORADORES: 7ºA (2 alunos), 7ºB (7 alunos), 7ºC (7 alunos), 8ºC (5 alunos), 10ºA (2 alunos), 10º D (2 alunos), 10º I (8 alunos), 11ºC (1 aluno) e 12º B (1 aluno)
Fotografia e vídeo: 12H e 10º I
Arranjo musical - Américo Sousa e Tiago André (11ºC)
AS QUADRAS DA SERAFIM
Senhoras e Senhores,
A Escola que a seguir vem
Tem qualidades de pasmar
E isso, é o que de seguida
Vão poder comprovar.
Na Escola Serafim Leite
Vigora rigor e qualidade
Mas, para além de muito estudar
Também se aprende a dançar.
(E a cantar, e a representar, …)
Temos estufa, sala de fitness,
No desporto escolar somos campeões
Estudar e viver com saúde
Está nas nossas intenções.
Agora escutem e reparem
Nesta noite de S. João
Como a Escola Serafim Leite
É forte na educação!