Realizou-se, ontem à tarde, uma Conferência de Imprensa para apresentação do V Festival de Teatro de S. João da Madeira, que decorrerá entre os dias 26 de Abril e 15 de Maio. Dezassete peças e uma tertúlia são a súmula desta edição. A apresentar o evento, estiveram, nos Paços da Cultura, o Dr. Rui Costa, em representação da Câmara Municipal, a Drª Irene Guimarães, Directora da Escola Secundária Serafim Leite, e as Dr.as Cristina Reis e Manuela Balseiro, em representação do grupo “Espaço Aberto”.
O Dr. Rui Costa, vereador da Câmara Municipal de S. João da Madeira, abriu a conferência de Imprensa assinalando o momento de crescimento do Festival de Teatro, nesta quinta edição. Estarão presentes dois grupos de teatro de concelhos vizinhos, bem como alguns novos grupos de S. João da Madeira. Este é um sinal de que a parceria entre a Escola Serafim Leite e a Câmara Municipal até agora está a dar frutos.Seguidamente, justificou a opção de a abertura e o encerramento ficarem a cargo de grupos profissionais, o que pode constituir um incentivo para os grupos presentes que verão nesse facto uma forma de dignificação do conjunto do Festival. As últimas palavras do vereador Rui Costa foram de reconhecimento pelo trabalho do Espaço Aberto e da Escola Secundária Serafim Leite na promoção da iniciativa.
Falou seguidamente a Directora da Serafim Leite, Drª Irene Guimarães, para salientar a importância do evento para a Escola, particularmente num momento em o ensino tem que procurar estratégias diversificadas, que extravasem muitas vezes a sala de aula, sendo o teatro uma delas. Formulou agradecimentos à Câmara Municipal e terminou com uma referência especial à Ptofª Assunção Sousa, ali presente, integrante do Espaço Aberto desde a primeira hora, e que se reformou recentemente.
A apresentação do FestivaL esteve a cargo da Drª Cristina Reis, em nome do Espaço Aberto, definindo o festival como uma oportunidade de os professores e outros amantes do Teatro mostrarem o seu trabalho. Fez também referência ao papel do Teatro na educação não formal e no aprendizado do exercício da cidadania. O mote deste V Festival é precisamente “Pelo Teatro acontece cidadania”. Este Festival integrará dezassete peças de teatro e uma tertúlia, esta a cargo da Universidade Aberta, dia 14 Maio, sábado, 18h00 , subordinada ao tema “o teatro como ferramenta pedagógica/educativa”, com professor Amílcar Martins, docente da UAB. A presença de grupos de teatro de Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira (Grupo “Actus” e Universidade Sénior da Feira) é uma novidade num certame que envolve 13 peças de grupos de S. João da Madeira, uns de escolas, outros de colectividades, e dois grupos profissionais, um na abertura, outro no encerramento.
A finalizar, a Drª Manuela Balseiro (Espaço Aberto) realçaria o facto de estarmos no Ano Europeu do Voluntariado e de a prática do teatro ser, no caso dos grupos amadores, uma forma de voluntariado que permite estabelecer cadeias e colocar o cidadão perante a realidade social.
Foi de satisfação e de expectativa positiva o ambiente entre os promotores da Conferênca de Imprensa. Tudo indica que teremos este ano um Festival maior e "com possibilidade de voltar a crescer nos próximos anos", como frisaria o Dr. Rui Costa.