Recordações de uma aventura.

No passado dia 13 de Dezembro, decorreu no Auditório da Escola Secundária de Serafim Leite a cerimónia de entrega dos Certificados de Participação no concurso Euroscola, aos 24 alunos e três professoras que se deslocaram ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, em representação de Portugal.

 

A cerimónia contou com a presença dos pais e encarregados de educação dos jovens deputados, de numerosos professores e teve a presidi-la o Presidente da Câmara, Dr. Castro Almeida e a Vereadora da Educação, Drª Dilma Nantes, recebidos pela Directora da Escola, Drª Irene Guimarães, que saudou os presentes. A Directora fez ainda um breve historial deste processo, enaltecendo o “feito” do grupo de alunos inicial, o Carlos Oliveira e o Ricardo Santos, que, no ano transacto, “com a garra habitual dos jovens” conseguiram arrebatar o Prémio Euroscola, ganhando assim o direito de levar esta delegação a Estrasburgo. Foi ainda destacado o papel da Câmara Municipal e do Museu da Chapelaria que ofereceram os chapéus que “equiparam” a jovem delegação sanjoanense.
Durante a sessão de entrega dos certificados, vários alunos foram lendo relatos circunstanciados dos quatro dias que durou a “aventura em Estrasburgo”, dando nota dos momentos mais enriquecedores, do intercâmbio de ideias e do próprio conhecimento pessoal travado com jovens dos 27 países comunitários. Também não foram esquecidos os momentos vividos no conhecimento da cidade de Estrasburgo e durante a própria viagem, com a variedade de peripécias que acontecem sempre neste tipo de realizações. Receberem também os seus diplomas as três docentes que organizaram e acompanharam todo o processo, Professoras Dina Sarabando, Lúcia Sousa e Paula Gaio, a quem foi dispensada uma salva de palmas particularmente calorosa. Foi seguidamente apresentado um documentário vídeo, elaborado pelo aluno Carlos Pinho, que ilustrou os momentos vividos pelos jovens deputados, quer durante a viagem, quer durante a estadia em Estrasburgo.
No final da sessão, o Dr. Castro Almeida dirigiu-se aos presentes para salientar os três ou quatro aspectos que lhe pareceram de maior realce. Em primeiro lugar, a honra de ver uma escola da cidade representar o país ao mais alto nível. Em segundo lugar, a necessidade de se compreender o verdadeiro sentido da palavra “política”. “A política é pensar a coisa pública, é pensar a cidade. Não deixem de pensar que amanhã os políticos serão vocês, ou outros que hoje têm a vossa idade. E vocês podem lá chegar. Sejam ambiciosos!”. Em terceiro lugar, destacou a importância de viajar para outros países, para que os jovens possam ter uma visão diferente do mundo. “Troquem as roupas de marca por viagens! Nós estamos aqui no canto da Europa, precisamos de vencer esse condicionalismo geográfico e de nos aproximarmos do centro da Europa, para termos uma visão diferente, mais rica e dinâmica”. Finalmente, felicitou a Escola por ter proporcionado aquela oportunidade aos seus alunos e desafiou os jovens a deixarem de pensar nos seus pequenos problemas e a pensarem mais na comunidade. “Sejam protagonistas! Tomem conta do futuro do país!”
A sessão terminou com um agradecimento da Drª Irene Guimarães aos presentes, reflectindo a satisfação que ia nos rostos de todos, particularmente dos “jovens deputados” para quem estes quatro dias de aventura foram certamente um abrir de portas para uma nova forma de encarar o futuro e, simultaneamente, uma recordação inesquecível de amizade e de companheirismo.

DSC00093

DSC00127

DSC00110

Castro_Almeida__Sala

DSC00144

castro_almeida


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL