O ponto de partida foi a obra-prima de Camilo Castelo Branco, “Amor de Perdição”. E foi assim que o aluno Ricardo Emanuel Silva, do 11º F, do Curso Profissional de Técnico de Electrónica, Automação e Comando, iniciou o seu percurso literário na 4ª edição do Plano Nacional de Leitura.
Os finalistas da Serafim Leite, a nível do Ensino Secundário (Alexandra Fernandes e Marlene Dias, do 11ºB, e Ricardo Silva, do 11º F), lutaram por um lugar no pódio do distrito de Aveiro, aquando da Sessão Distrital, que decorreu em Anadia, no dia 16 de Abril de 2010. E a obra em jogo: “O Nome da Rosa”, de Umberto Eco.
Autora: Dina Sarabando
E o mérito foi alcançado pela Serafim Leite: o aluno Ricardo Silva posicionou-se, após as provas escrita e oral, em segundo lugar, ao passo que a discente Marlene Dias ficou como suplente, numa etapa em que concorreram 42 escolas e 163 alunos.
A prestação dos alunos da Serafim Leite, na fase distrital, teve, ainda, direito a uma breve transmissão na RTP1, no dia 5 de Maio.
Como diriam os Romanos, os dados estavam lançados e, pela primeira vez, a Serafim Leite tinha assento na fase nacional do PNL, na pessoa do nosso futuro “Engenheiro Electrónico”, Ricardo Silva. Três foram as obras de eleição, que acarretaram pesquisa, leitura e profundidade literária:
- “Contos Vagabundos”, de Mário de Carvalho;
- “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen;
- “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare.
Assim, no dia 29 de Maio, o aluno bibliotecário, no teatro e na realidade, na companhia das docentes Dina Sarabando e Maria Henrique Paula, partiu, de malas e bagagens, para a capital. O local de prestação de provas e gravações o Grande Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. A semifinal integrou os 72 participantes apurados nas fases distritais, do Ensino Básico e Secundário.
O dia foi comprido, os nervos afloraram, sem dúvida, mas os livros e as suas mensagens dominavam … Dissertar sobre algumas partes das obras, reler determinadas passagens e libertar o stress foi uma constante, antes da entrada no estúdio, porque (coisas de TV) o concurso começou muito depois do tempo previsto e surgiram os inevitáveis atrasos.
Os dois representantes literários do distrito de Aveiro, o nosso serafim e a aluna Rita Santos, da Escola Secundária João da Silva Correia, foram posicionados no 4º Painel do Ensino Secundário, composto por seis concorrentes.
Em pleno estúdio televisivo? Palmas para aqueles que atingiram esta etapa! Um sonho tornado realidade!
Assim, o Ricardo Silva, neste concurso dirigido por José Malato e Cristina Alves, revelou os seus conhecimentos, ao longo de três provas:
- Compreensão e Conhecimento;
- Leitura e Expressão;
- Escrita Criativa.
Os nervos traíram o nosso serafim, na primeira prova, mas a sua prestação, nas seguintes, foi motivo de orgulho e os Mestres da Literatura aplaudiram, ao longe, a sua performance, não duvido! Obteve, no final, 124 pontos que, infelizmente, não lhe deram acesso à final.
Uma nova experiência e um novo patamar alcançado pela Serafim Leite. Para o ano, com certeza, haverá mais e veremos se, novamente, as “Tágides” nos inspirarão!
Uma última questão bem pertinente: a obra que, nesta caminhada, mais fascinou o nosso Ricardo? Eu revelo esse segredo: sem dúvida, “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, uma obra a não esquecer. Mas, segundo o próprio, não há amor como o primeiro e nenhuma outra se igualará ao seu e nosso “Amor de Perdição”, um clássico imperdível.
Mas, cá entre nós, tenho a certeza que este foi um de muitos outros amores da Literatura que preencherão, doravante, a vida do Ricardo …