A tarde e a noite do passado dia 13 de novembro foram os momentos escolhidos pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, para entregar os diplomas de mérito a todos os que os obtiveram e de curso aos alunos concluíram com êxito os seus estudos secundários.
No palco, criativamente decorado, foram passando os finalistas dos cursos científicos e humanísticos e dos cursos profissionais, muitos deles já a frequentar cursos superiores ou integrados em empresas.


A cerimónia foi conduzida pela professora Teresa Margarida que começou por dar a palavra à professora Anabela Brandão. A diretora do agrupamento lembrou a saudade que a escola já sente dos que, durante vários anos, percorreram as suas salas de aula, construindo um futuro que agora entra numa nova etapa. Salientou o facto de, entre os presentes, estarem vários alunos que conseguiram obter nota vinte nos exames, o que é sempre um motivo de grande orgulho para a comunidade educativa. “Todos são brilhantes, desde que trabalhem, isso é o mais importante”. Como consequência desses resultados, o Agrupamento conseguiu um crédito horário de vinte horas, o segundo mais alto da escala adotada pelo Ministério da Educação. “Temos professores, funcionários e pais empenhados e foi por isso que melhoramos tanto. Agora, cabe-vos aproveitar o que aprendestes. Tendes a vida pela frente.”


“Formar homens e interagir com o meio.”
A segunda oradora foi a presidente da Associação de Pais, Dª Ângela Silva, que realçou a honra de representar pais responsáveis e participativos, que se sentem orgulhosos por terem escolhido o AESL para escolha dos seus filhos.
O Engº Álvaro Gouveia, representante da Comunidade Local no Conselho Geral deu grande destaque à importância das competências humanas na formação dos jovens e à ligação da escola ao meio empresarial. “Com boa formação humana, é sempre possível atingir uma boa formação académica; o contrário já não se verifica. O que distingue as escolas é a sua capacidade de interagir com o meio e de formar Homens. Por isso, esta é a minha escola.
A presidente da Associação de Estudantes do ano transato, Iolanda Martins, ela própria também finalista, fez um discurso emotivo sobre a escola que frequentou nos últimos anos. “Por fora vemos um edifício velho, mas não é a aparência que importa: o que importa é o calor humano que se sente quando a frequentamos, desde os colegas aos professores e aos funcionários. Os professores tratam-nos como filhos, por isso, parto com saudade de ter feito parte desta família.
A aluna Carla Silva, representante dos alunos do ensino noturno, destacou também o ambiente humano que pautou a frequência do seu curso, com destaque para o grupo de professores e de funcionários que asseguraram a lecionação e o suporte logístico do curso. “Nunca é tarde para aprender. Obrigado a todos pela vossa amizade e pela vossa dedicação.


Um agrupamento ativo
Além dos diplomas de mérito, foram ainda entregues menções honrosas de mérito para alunos que, em grupo ou individualmente, desenvolveram atividades que projetaram o bom nome do Agrupamento junto da comunidade educativa alargada, nomeadamente o Desporto Escolar (badmington, atletismo e natação), concursos nacionais ou regionais (Supertmatik, de Inglês, Pangea e Euroscolas) e os grupos de teatro Animoparque e Troupe. À noite, foram chamados ao palco os elementos do grupo de teatro “Os Serafins” que terminaram os seus cursos e o grupo de funcionários e professores que participaram na peça de teatro do ano transato.


Talento e profissionalismo
Durante a tarde e a noite atuaram alguns membros da comunidade educativa, com números de canto e dança, que muito contribuíram para a animação do público. À tarde, o aluno Marco Oliveira (6ºB) ofereceu ao público belas e bem interpretadas canções. À tarde e
à noite, o par Inês Silva e Bernardo Ferreira surpreenderam com danças de salão superiormente interpretadas, a afirmar um presente de sucessos e a augurar um futuro promissor nesta disciplina. Atuou ainda a aluna Andreia Gomes, que encheu a sala com a sua magnífica voz, a exemplo do que já sucedera na peça “Cocktail Explosivo” do último Festival de Teatro. A finalizar, a professora Sónia Aires e a professora de Educação Musical Ana Paula Oliveira, ao acordeão, fecharam a noite a com interpretação de duas canções, correspondendo plenamente ao nível e ao calor humano que pautaram o resto da cerimónia.
A noite encerrou em beleza, com a chamada ao palco dos alunos e professores que asseguraram a organização do espetáculo, envolvendo os cursos profissionais de audiovisuais, design gráfico, eletrónica, automação e comando, comunicação, marketing relações públicas e publicidade. O espetáculo acabava de demonstrar que os alunos que frequentam a Serafim Leite estão preparados para os desafios que vão enfrentar na sua vida profissional.


Gabinete de Comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

 Fotos: Curso Profissional de Audiovisuais

 

FOTOS

Dia do Diploma - Cerimónia da Tarde

Dia do Diploma - Cerimónias da Noite


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL