Para assinalar a abertura do ano letivo de 2016/17, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite recebeu um convidado especial. Pedro Nuno Santos, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, que voltou à escola onde concluiu os estudos secundários e onde desempenhou o cargo de presidente da Associação de Estudantes.

“Foi muito bom voltar à minha escola onde andei, onde fiz muitas coisas, onde aprendi e cresci”. “Estamos aqui não só para marcar o arranque do ano letivo, mas o que isto significa, a aposta muito determinada neste governo na escola pública”. Acompanhado da presidente do Agrupamento, Anabela Brandão, do presidente da Câmara, Ricardo Figueiredo, e de várias forças políticas da cidade, Pedro Nuno Santos fez uma visita guiada à “sua escola”, saudando alguns alunos que chegavam pela primeira vez. Deslocou-se ainda à EB1 de Fundo de Vila, onde ofereceu um lápis aos alunos. “Todos os alunos que chegam hoje pela primeira vez às escolas recebem um lápis” da empresa sanjoanense Viarco.
Quanto à requalificação da escola, não anunciou grandes novidades. Lembrou que no país vão ser “requalificadas cerca de 200 escolas com a colaboração e participação dos municípios”. Quanto à Escola Serafim Leite, “terá a sua intervenção nas oficinas e temos que unir esforços para conseguir continuar a requalificar esta escola, porque naquele esforço nacional de requalificação do Parque Escolar esta ficou para trás”. Entende, por isso, que “temos que ganhar esse tempo” e prometeu “juntar-se pessoalmente a esta batalha da nossa cidade para requalificar mais do que as oficinas”, anunciou Pedro Nuno Santos.
O certo é que estas obras de requalificação e ampliação da Escola Dr. Serafim Leite há muito que são aguardadas e representam um investimento total de 2,5 milhões de euros, estando garantidos 2,1 milhões de euros de comparticipação através do FEDER. Relembre-se que a contrapartida nacional (375 mil euros) será garantida, em partes iguais, entre a Câmara Municipal de S. João da Madeira e o Ministério da Educação, que aportam 187 mil e 500 euros a cada. De acordo com a resolução do Conselho de Ministros relativa a despesas com acordos de colaboração para requalificação e modernização de estabelecimentos de ensino, publicada dia 2 de Setembro em Diário da República, o montante a aportar pelo Estado será repartido, em partes iguais, pelo Orçamento de Estado de 2017 e 2018.


Ampliação e requalificação das oficinas
Ricardo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal, em declarações aos jornalistas, adiantou que nesta escola foi necessário fazer opções. “Em vez de investir na requalificação do edifício, esse investimento foi para a melhoria da operacionalidade da escola”. A intervenção na Escola Dr. Serafim Leite prevê a ampliação e requalificação das oficinas, assim como a construção de um novo edifício, onde vão ser criadas mais seis salas de aula. As instalações escolares vão ainda ser alvo de obras de manutenção, onde se incluem, entre outras, a requalificação do pavilhão.
Os projectos de arquitetura estão também a cargo dos serviços do município, tendo a sua elaboração arrancado com base em orientações obtidas em reuniões com a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE). O investimento global ronda os 2,5 milhões de euros.

corredor

gera1l

 

Fonte: Jornal "O Regional"


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL