O óleo de cozinha é bastante utilizado na preparação de alimentos. Infelizmente muitas pessoas descartam o óleo utilizado de qualquer forma, sem se preocupar com as consequências que este pode deixar no ambiente.

 

Sendo o óleo de cozinha mais denso que a água, sempre que o óleo entra em contato com esta, não ocorre a sua dissolução, ficando separados. Sendo assim, o óleo forma uma camada que prejudica a entrada de luz e de oxigênio, podendo acusar a morte dos seres aquáticos.

Quando o óleo entra em contacto com o solo, este acaba por se infiltrar, acabando por poluir o lençol freático. O óleo de cozinha ainda tem a capacidade de formar uma camada impermeável no solo, impedindo que a água da chuva consiga infiltrar-se, aumentando o risco de inundações.

Para além disso, quando é lançado na pia obstrói a tubulação, provocando o mau funcionamento das ETARs, sendo assim, é libertada água não tratada para o meio ambiente, poluindo-o.

“1 litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água, o que é aproximadamente o que uma pessoa com 14 anos consumiu de água durante a sua vida!”

O óleo, portanto, deve ser colocado no oleão, que se encontram espalhados em toda a nossa cidade, inclusive temos um oleão na nossa escola à saída da papelaria, do lado exterior.

A partir do lema "Porque posso ser um influencer ambiental…" as turmas do 9.º ano foram desafiadas a desenvolver uma ação que visasse a recolha de óleos alimentares usados e promovessem a sua reciclagem. Os alunos elaboraram vídeos, fizeram entrevistas, bandas desenhadas e ficaram a conhecer a forma mais sustentável de descartar o óleo, bem como o oleão mais próximo da sua morada.

Acreditamos poder fazer a diferença.Os alunos elaboraram vídeos, fizeram entrevistas, bandas desenhadas e ficaram a conhecer a forma mais sustentável de descartar o óleo, bem como o oleão mais próximo da sua morada.

Acreditamos poder fazer a diferença.

Andreia Castro 9ºA

oleo 1

oleo 2

oleo 3

Cique na imagem seguinte para ver o trabalho:oleo 4

 

 


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Ler + Espaço

    Jun 30, 2022

    Ler + Espaço Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaisespaco2022.html

  • Ler + Mar

    Jun 30, 2022

    Ler + Mar Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaismar2022.html

  • O Fogo de Prometeu

    Jun 30, 2022

    O Fogo de Prometeu Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/fogodeprometeu2022.html

  • Terra Mater

    Jun 30, 2022

    Terra Mater Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaisciencia_terramaterr.html

  • Relatório final de Biblioterapia

    Jun 30, 2022

    Relatório final de Biblioterapia Após o primeiro ano da Unidade de Emergência em Biblioterapia, a administração concluiu que o balanço é extremamente positivo. Os alunos partilharam as suas leituras e deixaram-se contagiar pelo gosto pela leitura. Saiba tudo aqui – https://biblioteca-aesl.pt/unidade-de-emergencia-de-biblioterapia/ Para o ano[…]

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL