EB Fundo de Vila Fundanças 2018
EB do Parque - Visita à Fábrica da Ciência Viva, em Aveiro
O Carnaval do AESL
Dia Mundial da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação na Escola do Parque
Halloween na Escola do Parque
Dia do diploma 2017
Dia do diploma 2017
Erasmus+ - Croácia 2017
EB Fundo de Vila - Fundanças 2018

Durante três dias, uma delegação internacional, composta por docentes da Grécia, Itália, Lituânia, Hungria e Portugal, desenvolveu atividades no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, enquadradas no projeto europeu “It’s logical dear Maths”, coordenado por Portugal.


Sendo a Matemática e o Pensamento Lógico, áreas transversais a todos os países, um vetor deste projeto é o de criar uma competição, combinando os critérios de avaliação do PISA com o currículo nacional de cada país. Esta competição será faseada e acontecerá em dois momentos: em cada país com equipas nacionais e, durante as mobilidades, com estudantes de todos os países parceiros. Pretende-se que todos os parceiros contribuam para elaborar os testes, baseando-se num debate diversificado e multidisciplinar, que permita o enriquecimento das propostas a apresentar. No caso deste encontro, participaram as disciplinas de Matemática e de Informática,da Escola B/S Dr. Serafim Leite.
Na receção à delegação, duas turmas, o 10ºC do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas de Informação e o 11ºA, do curso de Ciências e tecnologias apresentaram as suas atividades, conjugando conhecimentos das disciplinas envolvidas. Num caso, foram demonstradas diferentes estratégias de fazer a ordenação de uma sequência de números e, no outro, a comitiva foi brindada com uma dramatização, na qual a matemática e a utilização teodolito foram vitais para a resolução de um problema.
Durante os três dias, sucederam-se cinco sessões de trabalho, em que foram exaustivamente debatidas propostas destinadas a planificar o projeto para os próximos três anos. Entre os objetivos do projeto destaca-se a necessidade de motivar os alunos e de os envolver em matérias consideradas "difíceis", nomeadamente através da componente lúdica. O objetivo último será o de preparar melhor os alunos para a vida quotidiana e para o futuro, usando o pensamento matemático e lógico.
A delegação internacional foi convidada a visitar a Câmara Municipal de S. João da Madeira, onde foi recebida pelo Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, que destacou “a importância que o executivo atribui à Educação, assumida como uma área prioritária da ação autárquica, para qual conta com o envolvimento de toda a comunidade”. Do programa social constaram ainda visitas às cidades do Porto e de Aveiro, com passagem junto ao mar, aspeto muito apreciado, porque alguns membros da delegação nunca tinham tido oportunidade de ver a costa ocidental do Oceano Atlântico. A delegação fez questão de salientar a alegria e boa disposição que é marca do povo Português.

Gabinete de Comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

 

Para ver mais fotos, clique em:

“It’s logical dear Maths”

 

AN2 its

 

AN1 its